Tribuna 27/06/2016 PDF Imprimir E-mail

Tribuna da Câmara de Vereadores de Estrela

Sessão do Dia 27/06/2016

Vanderlei Eidelwein (PR) – Cumprimentou a todos. Falou sobre a inauguração do posto de saúde no bairro Boa União e parabenizou o Poder Executivo pela preocupação com as dificuldades enfrentadas pelos munícipes. Cumprimentou o colega Marco Wermann pela proposição da homenagem ao professor Werner Hilgemann. Falou de requerimento de sua autoria por troca de poste de luz.

Ernani Luis de Castro (PMDB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre a inauguração do novo posto de saúde do Bairro Boa União e destacou a participação da comunidade no ato de inauguração. Destacou o esforço dos funcionários que mesmo na antiga sede, sem as melhores condições, atendia a todos. Afirmou que deseja incluir no orçamento do próximo ano mais verba para ampliar o horário de atendimento. Falou sobre a assinatura de lançamento de mais uma obra, pela reforma do Posto Central. Falou sobre a inauguração da creche pinheiros.

Felipe Schossler (PTB) – Cumprimentou a todos. Destacou o empenho de muitas pessoas desde o inicio do projeto de uma nova unidade básica de saúde para o bairro Boa União, mas lembrou que os postos nos bairros também receberam reformas. Parabenizou a administração. Pediu que a população busque as unidades de saúde para concluir o recadastramento do cartão do SUS.

Andreas Hamester (PP) – Cumprimentou a todos. Falou sobre os aspectos da campanha política este ano. Falou sobre crimes de corrupção que ocorrem também pelas mãos de funcionários como recente noticia sobre a Petrobrás. Elogiou o radialista Renato Worm que foi lembrado na pesquisa Top of Mind. Falou sobre homenagens de sua autoria para homenagear pessoas e entidades com nomes de ruas.

Marco Aurélio Wermann (PV) – Cumprimentou a todos. Retomou uma pauta que já havia abordado em 2012, sobre o transporte escolar para alunos do ensino médio, citando casos de alunos que para continuar estudando chegam a pagar 200 reais em transporte pois não  há transporte publico ou auxílio passagem. Lembrou que mesmo na época estando filiado ao partido que era chefe do governo estadual, foi ao ministério público pleitear o auxílio aos estudantes. Falou sobre a situação de moradores que não tem acesso à água potável às margens da BR386, e lembrou que há um projeto em andamento em conjunto com a Corsan, e que ainda não se concretizou. O edil lamentou e pediu que a obra seja retomada. Falou sobre o novo posto de saúde do bairro Boa União, ressaltando que isso representa o respeito do Executivo com a população. Falou também sobre a inauguração da nova creche no bairro Pinheiros.

Lorena Hauschild (PR) – cumprimentou a todos. Parabenizou o colega Marco Wermann pela proposição de homenagem ao professor Werner Hilgemann. Agradeceu a todos os envolvidos na Noite de Queijos e Vinhos. Relatou problemas com som alto no bairro das Industrias. Cristiano esclareceu que ocorreu em um terreno particular nas proximidades do Porto, e que não foi autorizado pela prefeitura. Lorena por fim convidou a comunidade para evento beneficente da Liga feminina de combate ao câncer.

Adriano Scheeren (PSB) – cumprimentou a todos. Agradeceu a secretaria de obras por atender alguns pedidos feitos pelo vereador. Falou sobre as inaugurações de postos de saúde que ocorreram recentemente. Agradeceu os funcionários da casa pelo empenho. Convidou a todos os agentes políticos do vale para participarem do seminário regional de políticas publicas.

José Itamar Alves (PTB) – Cumprimentou a todos. Parabenizou o colega Adriano pela iniciativa de participar de um seminário como esse que ocorre esta semana na casa. Lembrou que quando foi presidente da casa organizou evento semelhante mas não teve grande presença de público. Reforçou o convite a todos os pré-candidatos a vereador para participar. Elogiou a administração municipal pelas obras inauguradas recentemente. Falou sobre o projeto que propôs para homenagear Alcides Dall’Orsoletta. Destacou a obra deste cidadão por Estrela.

Cristiano Nogueira da Rosa (PMDB) – Cumprimentou a todos. Destacou a inauguração do novo posto de saúde do bairro Boa União. Lembrou as recentes inaugurações do novo posto de saúde do bairro imigrantes, da EMEI Paulo Freire, e da próxima inauguração que será a EMEI Pinheiros. Falou sobre as melhorias em unidades básicas de saúde, no bairro Oriental que teve verba do deputado federal Alceu Moreira. Falou sobre a situação do Bairro Moinhos que segundo o edil precisa de um local adequado para realizar o velório de seus entes queridos.

Élio Jair Kunzler (PTB) – cumprimentou a todos. Relatou um fato que testemunhou de meninas de lajeado que estavam recolhendo tampinhas de garrafas PET para ajudar a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Estrela, destacando o exemplo das meninas. Falou sobre a inauguração da nova sede do posto de saúde do bairro Imigrantes, que teve auxilio de verba federal articulada com o deputado Luiz Carlos Buzatto. Também destacou a situação dos moradores que não tem acesso à água potável às margens da BR386.

Paulo Floriano Scheeren (PTB) – cumprimentou a todos. Falou sobre e audiência publica que apresentou a gestão da secretaria da saúde no primeiro quadrimestre. Lamentou que o governo do Estado não cumpre com suas obrigações. Destacou que em 2014 faltou mais de 42 mil da farmácia básica, programa de saúde da família faltaram 60 mil reais. No total de 2014 faltaram repasses do governo do estado de mais de 200 mil reais. Até hoje, desde 2014 o governo do estado está em débito em mais de R$700 mil com a secretaria da saúde. Destacou também a inauguração do novo posto de saúde do bairro Boa União.