Tribuna 13/06/2016 PDF Imprimir E-mail

Tribuna da Câmara de Vereadores de Estrela

Sessão do Dia 06/06/2016

José Itamar Alves (PTB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre a situação de algumas vias no bairro das Indústrias. Destacou a reinauguração do ESF do Bairro Imigrantes. Falou sobre a pré-convenção de seu partido. Criticou que alguns políticos de oposição que estão prometendo obras impossíveis.

Lorena Hauschild (PR) – Cumprimentou a todos. Parabenizou os organizadores do evento beneficente em prol do Hospital Estrela e discorreu sobre a situação da Casa de saúde, destacando o envolvimento da comunidade em ações pró-hospital. Lamentou que ainda haja destinação errada do lixo doméstico por parte de muitos cidadãos, pedindo mais consciência aos moradores.

Marcelo Braun (PSDB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre o levantamento que está sendo feito sobre o funcionamento do serviço de telefonia, e citou que o serviço de internet também vêm recebendo muitas críticas. Falou sobre a área da saúde do município que enfrenta dificuldades mas ainda assim, está melhor do que muitas outras cidades. Lamentou a escassez de vagas em leitos de UTI, fato esse que coloca muitas vidas em risco. Citou um caso de um paciente que espera há 15 dias por um leito de UTI.

Cristiano Nogueira da Rosa (PMDB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre a presença de familiares do ex-prefeito, que deve ser homenageado por projeto de Lei que dá o nome de Celso Bronstrup ao centro cultural do município. Falou do projeto de sua autoria que garante vagas para crianças com deficiência nas EMEI’s e EMEF’s do município que sejam mais perto de sua residência. Falou também do projeto de sua autoria que altera a lei que disciplina a concessão de homenagem em nomes de ruas. Também falou sobre a preocupação já manifestada pela vereadora Lorena sobre o lixo. Destacou que já pesquisou sobre o tema e ouviu dos responsáveis pela coleta que muitas vezes o lixo está misturado com entulhos e lixo verde, o que dificulta a coleta seletiva. Falou sobre a sua preocupação de tratar das novas linhas de ônibus para o loteamento Nova Morada, e que o legislativo convidará as empresas de transporte para debater este tema.

Ernani Luis de Castro (PMDB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre o evento beneficente em prol do Hospital Estrela. Falou sobre a inauguração do novo posto de saúde do Bairro Imigrantes. Falou sobre colocação de brita em várias ruas do bairro Boa União e agradeceu o secretário de obras. Também elogiou o trabalho de pintura de faixas de segurança e sinalização. Falou sobre a expectativa pela inauguração do posto de saúde do bairro Boa União no próximo dia 25. Em aparte do vereador Marco Wermann lembrou de seu tempo como secretário do planejamento e falou sobre o esforço coletivo em torno desta obra.

Paulo Floriano Scheeren (PTB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre o evento beneficente em prol do Hospital Estrela que ocorreu na ultima semana e parabenizou a todos os envolvidos na organização. Também sobre a destinação do lixo pelos moradores. Lamentou a falta de consciência da população. Afirmou que em relação à telefonia, disse que não pode ocorrer de o funcionário da prefeitura tentar resolver problemas de um serviço que está terceirizado. Falou do projeto de sua autoria que homenageia o ex-prefeito Celso Bronstrup dando seu nome ao Centro Cultural, destacando diversos feitos do falecido político.

Marco Aurélio Wermann (PV) – Cumprimentou a todos. Falou sobre a produção de um filme nacional que está filmando trechos de sua produção em Estrela e região. Manifestou preocupação com a informação de um possível fechamento da 3ª CRE, que tem sede em Estrela. Descobriu que há em um decreto oficial de cria regioões estratégicas. Destacou que o antigo coordenador regional se aposentou e até agora não houve a nomeação de um coordenador para seu lugar, sendo que quem está respondendo é a adjunta. Pediu que haja um movimento no sentido de solicitar a nomeação de um titular. Wermann falou sobre duas indicações de sua autoria, uma pedindo banheiros próximos à escadaria e outra pedindo prorrogação de concursos públicos.

Felipe Schossler (PTB) – Cumprimentou a todos. Destacou a união da comunidade em prol do Hospital Estrela em diversas iniciativas. Lembrou que a câmara recentemente aprovou a gestão plena dos recursos da saúde, o que vai facilitar o repasse de verbas para o hospital, uma vez que essa verba federal não cairá mais no caixa do Estado. Falou sobre as responsabilidades de um prefeito, ao citar a homenagem ao ex-prefeito Celso Bronstrup, proposta pelo colega Paulo Scheeren, que dá o nome do político falecido ao Centro de Cultura do município. Pediu uma troca de poste a AES Sul.