Tribuna 06/06/2016 PDF Imprimir E-mail

Tribuna da Câmara de Vereadores de Estrela

Sessão do Dia 06/06/2016

 

Cristiano Nogueira da Rosa (PMDB) – Cumprimentou a todos. Parabenizou o Executivo Municipal pelo evento que sorteou a localização das casas populares no loteamento Nova Morada. Falou sobre as dificuldades que famílias com membros portadores de deficiência para deslocamentos, e sugeriu que haja vagas para estes alunos nas EMEI’s e EMEF’s mais próximas de suas residências e divulgou que vai entrar com um projeto de Lei que garanta o direito a vagas para estes alunos. Parabenizou os vereadores mirins.

 

Ernani Luis de Castro (PMDB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre obras que aconteceram no bairro Boa União. Falou sobre a pavimentação de trecho da rua João Lino Braun que liga o bairro Boa União à vila São José e comunidade de Costão e outros municípios vizinhos. Falou sobre seu pedido por melhorias no acesso aos loteamentos populares com colocação de tachões na pista para oferecer mais segurança. Parabenizou o Executivo pelo sorteio da localização das casas do novo loteamento popular e destacou a felicidade das pessoas.

 

Paulo Floriano Scheeren (PTB) – Cumprimentou a todos. Parabenizou os alunos envolvidos no Legislativo Mirim pela postura e responsabilidade que assumiram esta oportunidade. Pediu que seja aberto um novo acesso ao bairro das industrias para quem vem pela BR 386, afirmando que havia este acesso antes das obras de duplicação. Falou também sobre o sorteio da posição das casas populares no novo loteamento e parabenizou o Executivo municipal. Destacou que é preciso sim nos acessos aos loteamentos populares tachões ou até quebra-molas para reduzir a velocidade dos carros e oferecer mais segurança para motoristas e pedestres.

 

José Itamar Alves (PTB) – Cumprimentou a todos. Lamentou um assalto que ocorreu no CRAS Imigrantes. Falou sobre o Legislativo Mirim, destacando que aprendeu com as crianças e cumprimentou também as professoras que auxiliaram. Falou de uma indicação de sua autoria, justificando que mais de 600 pessoas utilizam o CAPS e um outro sem número utiliza os postos de saúde e CRAS. Cumprimentou o governo municipal pela atração de grande investimento de uma empresa grande do ramo de atacado, resultando em um investimento de mais de R$50 milhões, com criação de 250 vagas diretas e outras 500 indiretas. Falou sobre a cerimônia de sorteio da localização das casas do loteamento Nova Morada. Destacou a repercussão que o evento teve na mídia, e reiterou o trabalho conduzido por várias mãos neste projeto para a concretização deste processo de habitação popular. Destacou que o projeto iniciou com o colega Cristiano Nogueira que foi o primeiro Secretário, depois pôde dar sua contribuição.

 

Vanderlei Eidelwein (PR) – Cumprimentou a todos. Falou sobre o programa Bolsa família, afirmando que é um programa importante, mas que há desvios e pessoas que não precisam acabam recebendo o beneficio em detrimento a outras famílias que teriam essa necessidade. Lembrou que em Estrela cerca de 500 famílias recebem o auxílio. Falou sobre o projeto do Legislativo Mirim e parabenizou aos estudantes e professores envolvidos. Lembrou de um projeto do seu partido pela ligação da Rota do Sol à BR 386, que foi apresentado na casa pela colega Lorena. Afirmou que este projeto não foi aceito pela administração e que o que foi executado, com pavimentação da rua João Fell, não foi bom. Em aparte Cristiano lembrou que foi uma demanda antiga da população que foi atendida, e questionou o colega qual foi a iniciativa da Eidelwein visto que seu partido tinha o ministro dos Transportes, já que a obra foi com recursos do PAC. Nogueira criticou que se use a tribuna para criticar sem fazer nada pelo município. Eidelwein disse que se o projeto que o seu partido apresentou não foi aceito não há motivo para buscar verbas. Ernani lembrou que o projeto do PR era de abertura de uma nova via, e a obra foi com recursos do PAC, que permitiam a pavimentação de ruas já existentes. Lorena disse que não quer criticar mas que hoje vereadores já manifestam preocupação com a segurança dos motoristas. Marco Wermann destacou que o pedido por rótulas hoje é possível com a EGR, e que se não ocorre é por falta de verbas, mas a antiga concessionária sequer fazia obras na região e disse que a principal preocupação não é com o acesso à rua João Fell pela Rota do Sol, e sim pela BR 386, e pediu no apoio dos colegas por pressão no DNIT para discutir o acesso pela rodovia federal que esta sim, por ser de pista dupla oferece mais perigo.

 

Felipe Schossler (PTB) – Cumprimentou a todos. Parabenizou site que divulga as festas comunitárias do município. Elogiou a iniciativa do O Legislativo Mirim e destacou a atuação dos colegas mirins. Falou sobre a RS129 e lembrou que outros colegas já se manifestaram nesse sentido, e que quando o município quer ajudar, a burocracia impede a atuação do Executivo municipal. Criticou o DAER e também o DNIT, citando as autarquias que pouco ou nada fazem pelas estradas e ainda entravam a atuação do município. Em aparte Ernani destacou que o transito está caótico e que o debate é importante mas lamentou que como há falta de verbas tanto do governo estadual e federal. Felipe reiterou que enquanto puder vai pressionar por melhorias. Sobre a semana do meio ambiente Schossler destacou que é só com conscientização que será possível melhorar a preservação.

 

Marco Aurélio Wermann (PV) – Cumprimentou a todos. Elogiou a iniciativa do empreendimento de um PUB de cervejas artesanais, que servirá cervejas produzidas em Estrela ou por estrelenses. Falou sobre o torneio de xadrez, que terá mais de 300 enxadristas. Sobre o investimento de um atacado que foi confirmado na ultima semana. Lembrou que as negociações ocorrem há bastante tempo e que o sigilo é uma exigência dos investidores. Falou sobre o retorno que este investimento vai gerar para o município e os empregos que devem ser criados. Falou sobre o circuito de pedalada que aconteceu em Estrela no fim de semana. Falou sobre o seu projeto que cria o titulo de consciência ecológica, afirmando que é um pequeno reconhecimento que pode ser feito para destacar as ações positivas.

 

Élio Jair Kunzler (PTB) – cumprimentou a todos. Falou sobre a inauguração do novo posto de saúde do bairro Imigrantes, comemorou a ação e convidou a comunidade a prestigiar, ressaltando a importância desta obra para a população do bairro. Falou sobre o jantar beneficente ao Hospital Estrela. Agradeceu o secretário de obras que atendeu alguns pedidos do vereador. Lamentou a morte de mais um filho da família cuja história ele mesmo contou em seu espaço na tribuna na ultima semana.

 

Adriano Scheeren (PSB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre o projeto do Legislativo Mirim, comemorando o sucesso da iniciativa. Lembrou que a iniciativa pode ser melhorada para a próxima edição e agradeceu os colegas vereadores que se dispuseram a acompanhar os estudantes durante toda a tarde que antecedeu a sessão. Destacou que isso aproxima a comunidade do Legislativo. Relatou sua participação na posse do secretário estadual do trabalho, o deputado Catarina Paladini. Relatou também participação em reunião da comissão de defesa do consumidor da Assembleia Legislativa que ocorreu em Teutônia, e debateu serviços de telecomunicações.