Tribuna 30/11/2015 PDF Imprimir E-mail

Tribuna da Câmara de Vereadores de Estrela

Sessão do Dia 30/11/2015

Luiz Fernando Schneider (PMDB) - Cumprimentou a todos.  Destacou a bela ornamentação natalina que decora a cidade. Parabenizou a coordenação da primeira-dama do município na estruturação desta decoração. Agradeceu o convite da homenageada Claudia Argiles da Costa que será homenageada na próxima semana com o titulo de cidadã estrelense. Parabenizou o secretário de obras pelo serviço que vem sendo feito pela equipe da secretaria.

Larri Schwingel (PR) – cumprimentou a todos. Pediu atenção da secretaria de obras a estradas do interior. Pediu para que as autoridades competentes combatam a proliferação do mosquito borrachudo. Parabenizou a administração pela decoração natalina. Elogiou as pavimentações de ruas que estão ocorrendo em diversos pontos da cidade, mas pediu atenção ás calçadas de passeio. Pediu asfaltamento do trecho da rua João Lino Braun que liga o bairro São José ao Boa União.

Ernani Luis de Castro (PMDB) – Cumprimentou a todos. Destacou o sucesso da programação Natal na Praça, e lembrou que houveram algumas criticas aos valores aplicados na decoração natalina, mas que agora se vê a importância disto e o movimento que este evento traz para o município. Afirmou que enquanto outros legislativos gastam com cursos ou diárias, a de Estrela retorna valores ao executivo para que este invista em setores importantes do município. Parabenizou a primeira dama e sua equipe que voluntariamente montaram os enfeites de natal. Parabenizou o prefeito pela coragem de apoiar grandes eventos como a multifeira e promover o natal no município. Falou sobre pedidos de limpeza em ruas do bairro boa união.

Élio Jair Kunzler (PTB) – Cumprimentou a todos. Parabenizou a todos os envolvidos com a programação e decoração de natal no município. Agradeceu a participação do deputado Mauricio Dziedricki em eventos no município, e agradeceu também o deputado por protocolar na assembleia legislativa a inclusão do Natal na Praça de estrela no calendário de eventos do estado, o que vai ampliar a possibilidade de captação de recursos.

Felipe Schossler (PPS) – Cumprimentou a todos. Falou que o combate ao mosquito borrachudo já iniciou em comunidades do interior. Ernani disse que mesmo com os procedimentos de prevenção sendo feitos, mas que a cada ano aumentam os registros do borrachudo nas localidades do interior. Paulo Birck destacou que o municípios faz sua parte, mas Estrela faz em uma data, Teutônia faz em outra, e assim por diante, sugerindo que os municípios da região determinem um calendário de aplicação conjunta. Larri  afirmou que a AMVAT pode tratar disso em uma reunião. Schossler revelou conversa com o secretário de educação e que em fevereiro será inaugurada mais uma creche no bairro pinheiros, e que em breve deve ser zerado o déficit por vagas. Falou sobre o recadastramento dos cartões do SUS

Paulo Floriano Scheeren (PPS) – Cumprimentou a todos. Pediu ao líder de governo na câmara, Marcelo Braun, para que a secretaria de agricultura voltasse a fazer o recibo do INCRA e fazer o cadastramento ambiental. Falou sobre o serviço de tapa-buracos nas estradas do interior e disse que está sendo bem feito, no entanto chamou atenção para a necessidade de fazer a limpeza das bocas-de-lobo. Cumprimentou a equipe envolvida na ornamentação natalina que enfeita a cidade. Falou sobre a afirmação de um ex-secretário da saúde do município em um perfil publicado em um jornal da cidade e lamentou a postura do mesmo.

Andreas Hamester (PP) – cumprimentou a todos. Destacou que programações como esta de natal que vem ocorrendo em estrela são muito importantes para a economia do município, pois movimenta visitantes que deixam seu dinheiro aqui. Destacou o envolvimento de diversas pessoas. Citou fala da primeira dama que pediu mais participação da população estrelense, e lamentou os casos de meliantes que roubam ou depredam materiais da decoração. Afirmou que não se pode ter pena de vagabundos, frisando que em Estrela sobram empregos. Lorena parabenizou os envolvidos na confecção da decoração. Lamentou as recentes informações sobre o desmatamento. Marcelo sugeriu a presença do exército. Andréas classificou dois terços da sociedade brasileira como ignorantes e criticou que o congresso não cumpre sua função básica e não precisava existir.

Adriano Scheeren (PSB) Cumprimentou a todos. Parabenizou a equipe liderada pela primeira dama nos esforços pela decoração natalina. Pediu que as pessoas aproveitem o espírito de natal e deixem o ranço de lado. Revelou reunião com o DAER acompanhado do deputado Catarina Paladini pedindo melhorias na RS 129. Larri disse q o DAER preciso se organizar internamente. Scheeren reiterou que vai buscar soluções pressionando o DAER. Paulão também criticou o DAER. Adriano revelou que recebeu ligação do gabinete do deputado federal José Stédile, que informou que em breve deve ser empenhada uma emenda para a saúde no município de Estrela.