Tribuna 23/11/2015 PDF Imprimir E-mail

Tribuna da Câmara de Vereadores de Estrela

Sessão do Dia 23/11/2015

 

Paulo Floriano Scheeren (PPS) – Cumprimentou a todos. Falou sobre a modernidade e cultura elevada da Alemanha, se referindo ao planejamento das rodovias onde há os espaços para animais cruzarem por caminhos subterrâneos. Parabenizou a iniciativa do projeto 196, que inclui no calendário o jantar top 100. Falou sobre os projetos de sua autoria dando nomes de ruas na Delfina. Criticou que com o pequeno vendaval registrado na ultima semana diversos postes da AES Sul caíram, e questionou que a conta de luz aumenta mas o serviço não apresenta qualidade.

 

Marcelo Braun (PSDB) – Cumprimentou a todos. Parabenizou o trabalho da Repraas que se apresentou na tribuna, e ponderou que o trabalho precisa ser forte no âmbito da conscientização nas escolas para que as futuras gerações também tenham um maior cuidado com o meio ambiente. Se comprometeu a continuar na luta pela bandeira erguida pela Repraas.

 

Ernani Luis de Castro (PMDB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre a AES Sul, e também pediu manutenção preventiva da rede, mas revelou que no ultimo vendaval repassou ao gerente regional da empresa diversos pedidos da comunidade e foi bem atendido. Falou sobre as obras de recapeamento asfaltico de vias em diversos pontos da cidade. Falou sobre o pedido de passageiros do ônibus entre Estrela e Lajeado que solicitam mais uma viatura como reforço nos horários de pico. Falou sobre recente visita do secretário da fazenda do estado à estrela, quando falou a um grupo de simpatizantes e eleitores seus sobre a situação do estado e respondeu questionamentos da comunidade.

 

Felipe Schossler (PPS) – Cumprimentou a todos. Reclamou do atendimento da Aes sul, relatando o caso de um poste no bairro Auxiliadora, e reconheceu que a demanda é grande, mas reiterou cobrança por mais ações preventivas da empresa. Parabenizou a equipe AVATES\Martin Luther de voleibol pelo desempenho em diversas competições e por representar bem o município de Estrela.  Falou sobre a necessidade do combate ao mosquito borrachudo, citando reclamações da Linha Glória, e revelou que já buscou informações junto a secretaria de saúde e os trabalhos de combate serão retomados em breve. Agradeceu a secretaria de obras  por serviços de limpeza urbana e colocação de lixeiras em especial no bairro auxiliadora. Agradeceu a secretaria de cultura pela organização da Noite cultural que ocorreu no bairro Auxiliadora na semana anterior.

 

Vanderlei Eidelwein (PR) – cumprimentou a todos. Parabenizou o trabalho da Repraas e relatou diversos pontos onde há o registro de animais mortos por atropelamento em rodovias e também o acumulo de lixo. Citou que em Estrela existe a Usina de Tratamento de Lixo, e que mesmo assim ainda falta apoio da população na questão da separação do lixo.  Falou sobre os repasses de verbas para escolas, em especial no ensino profissionalizante e lamentou que hajam tantos desvios e irregularidades. Falou sobre a decoração natalina que já começa a ser instalada e elogiou o embelezamento da cidade.

 

Luiz Fernando Schneider (PMDB) Cumprimentou a todos.  Elogiou equipe e secretário da Saúde pelo bom  atendimento que vem sendo prestado à população. Fez o mesmo em relação à secretaria de obras. Lembrou que em legislatura no ano de 2000 encaminhou um projeto que pedia reconhecimento  à empresas e empreendedores da cidade e rurais e que na época foi rejeitado pelo legislativo, e que hoje um projeto semelhante, encaminhado pela administração já recebe, mesmo antes da votação, manifestações de apoio citando a fala do colega Paulo Scheeren. Falou sobre o que classificou como desrespeito, o tratamento que vem sendo dispensado pela AES Sul, em relação aos consumidores de Estrela. Citou um pedido de sua autoria pela substituição de um poste no bairro Oriental há seis meses e lamentou que ainda não foi feito. Disse esperar que nada de mais grave aconteça.

 

Élio Jair Kunzler (PTB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre a ação de recadastramento do cartão do SUS que a secretaria da saúde promoveu  durante o ultimo sábado, onde foram realizados 597 novos cadastros do cartão do SUS. Falou sobre as próximas etapas do recadastramento em outros bairros, sendo o próximo no bairro Moinhos.

 

Paulo Roberto Birck (PTB) – Cumprimentou a todos. Também lamentou o atendimento insatisfatório da AeS Sul citando um caso no interior onde uma propriedade ficou por 5 dias sem luz. Reiterou que vários pedidos são feitos e nada acontece. Voltou a pedir que a nova gerencia da Aes Sul regional seja convidado para uma reunião com os edis. Falou sobre as obras de recapeamento das vias na cidade está acontecendo mas não houve melhorias da Corsan antes do recapeamento e que agora teme que após essas obras, a companhia venha retalhar o asfalto novo para mexer no encanamento e criticou que falta planejar melhor o projeto. Falou sobre as festividades em comemoração ao aniversário da Vovolândia.

 

Lorena Hauschild (PR) – Cumprimentou a todos. Falou sobre matéria do jornal Nova Geração sobre o bairro Boa união, e reiterou que o bairro é realmente bem estruturado, mas ainda é preciso mais segurança, reconhecendo a falta de efetivo, mas pedindo por mais segurança mesmo assim, pois o bairro oferece muitas rotas de fuga, o tornando um ponto vulnerável. Ernani lembrou que há pouco tempo encaminhou juntamente com a Brigada Militar e o setor de transito pela pintura de vagas de estacionamento exclusivas para a Brigada Militar. Lorena lembrou que a obra na rua João Fell que liga a Rota do Sol com a BR 386. Comemorou os mais de R$4 milhões investidos no bairro Boa União. Falou sobre a audiência publica estadual que ocorre esta semana na sede da Câmara em defesa dos interesses das mulheres e contra a violência e feminicidio.

 

Adriano Scheeren (PSB) – Cumprimentou a todos. Também relatou casos de atendimento insatisfatório da AES Sul, citando que em alguns postos a empresa faz um reparo com escoras e deixa por isso mesmo, não retornando mais para fazer a substituição do poste.  Falou sobre a audiência publica em defesa dos direitos das mulheres e contra a violência, que ocorre na Câmara nesta semana. Falou sobre o anuncio do prefeito de que a obra de asfaltamento da RS 129 em Arroio do Ouro. Falou sobre uma escritora de Arroio do Ouro que tem uma obra recentemente sobre a genealogia da família Scheeren.