Tribuna 20/07/2015 PDF Imprimir E-mail

Tribuna da Câmara de Vereadores de Estrela

Sessão do Dia 20/07/2015

 

Luiz Fernando Schneider (PMDB) – Cumprimentou a todos. Felicitou a todos pelo dia do Amigo. Falou sobre a tribuna livre da semana anterior e parabenizou o secretário de agricultura e a todos os demais secretários do governo municipal. Elogiou também os pronunciamentos dos colegas na sessão anterior, mas lembrou e mostrou manchete do jornal Folha de Estrela, que afirma que o governo municipal pagou 40% do 13º salário ao funcionalismo público municipal, e destacou que em momentos difíceis como os de hoje, em que outros poderes estão com dificuldades gerir o orçamento, o prefeito de Estrela conseguiu antecipar este pagamento.

 

Ernani Luis de Castro (PMDB) – Cumprimentou a todos. Desejou a todos um feliz dia do amigo. Lamentou os transtornos e estragos causados pelo grande volume de chuvas que assolou o municípios nas ultimas semanas. Pediu à população que tenha paciência e afirmou que o secretário de obras já está organizando a equipe para, assim que o clime permitir, executar as reformas necessárias principalmente nas estradas da cidade e do interior danificadas pelas chuvas. Manifestou preocupação com o escoamento da água das chuvas, que segundo o edil, em diversos pontos, apesar dos recentes investimentos, o volume acima do esperado acumulou em diversos locais. Citou as diversas obras que estão em andamento com a instalação de asfalto em ruas dos bairros, e revelou reunião com o prefeito para buscar soluções para que em eventos futuros a rede pluvial consiga escoar os volumes de água.  Pediu que os engenheiros avaliem melhor antes de liberar obras sem uma rede pluvial adequada. Marcelo destacou que a Rua Teutônia no bairro Boa União apresenta sempre esse problema de acumulo de água. Ernani reiterou que os moradores vão ter que entender que uma solução passa por dentro dos pátios. Falou sobre o desfile do dia do colono e motorista.

 

Andreas Hamester (PP) – Cumprimentou a todos. Parabenizou a imprensa por estar apresentando em nível nacional descobertas de irregularidades em vários setores. Andreas parabenizou o funcionário Douglas Daroit da Secultur pelo bom trabalho que vem sendo feito. Falou sobre a Multifeira e destacou o empenho da classe empresarial de Estrela em organizar o evento, mesmo em um período de crise. Sobre crise, afirmou que acredita que a tão referida crise é um produto fabricado pelo governo federal. Destacou que quando critica o governo federal, não mira apenas o Partido dos trabalhadores, e muito menos os colegas de Estrela integrantes do partido, lembrando que há deputados acusados de irregularidades em seu próprio partido, o PP. Ernani concordou que a crise é um produto criado, e que se amanha for anunciado na imprensa o fim da suposta crise tudo volta ao normal. Andreas lembrou a importância da celebração do colono e motoristas, em especial em nossa região, colonizada por alemães, italianos e portugueses. Falou sobre um fato que presenciou de um papeleiro que rasgou os sacos de lixo e ele e os demais vizinhos xingaram e expulsaram o elemento da rua. Élio disse que concorda com o colega, mas que fica mais indignado com os roubos em Brasília.

 

Lorena Hauschild (PR) – Cumprimentou a todos. Falou sobre a conferencia municipal de assistência social. Falou sobre a oscilação do orçamento dedicado à secretaria de assistência social, e falou sobre a composição deste orçamento, onde o município banca mais de 70% dos custos. Destacou a participação em debates, e lembrou que assistência social era confundida com assistencialismo, e que hoje é possível fazer assistência de forma efetiva, como política de saúde. Falou sobre a exigência de que os entes federativos, Estado e governo federal cumpram o pacto, e que muitos convênios, quando são repassados, os valores não estão reajustados há mais de dez anos. Lamentou a onda de assaltos e violência que está ocorrendo no bairro Boa União, e lamentou que a Brigada Militar é pouco vista no bairro. Em aparte o vereador Ernani revelou que já conversou sobre o assunto com o comandante da BM, e que já está sob estudo uma solução, mas lamentou que a resposta ainda não veio, e que seguem as desculpas de falta de efetivo, e reafirmou que não apenas na Boa União, mas também no centro e outros bairros, e convidou os colegas para se unir e pressionarem. Andreas ressaltou que a onda de violência é um problema político e que é preciso brigar pela instalação de câmeras de vigilância. Lorena pediu uma fiscalização maior por parte da BM no bairro Boa União. Destacou o dia do colono e motorista.

 

Adriano “Pida” Scheeren (PSB) – Cumprimentou a todos. Parabenizou a repercussão com matéria em jornal, da participação do casal Mayer nas sessões, e reiterou a fala dos concidadãos alertando para a importância da participação da comunidade nas sessões. Afirmou que apesar de estarmos no terceiro ano do mandato, e todos os veículos de comunicação acompanharem os vereadores, muitos munícipes ainda não sabem qual é a função do vereador, ou ainda quem são os edis. Falou sobre as inundações decorridas do grande volume de chuvas que abateu a região nas ultimas semanas. Reiterou a fala do colega Ernani de que faltou planejamento em diversos pontos que hoje apresentam dificuldade no escoamento da água das chuvas. Falou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas capatazias, e que mesmo com as dificuldades oferecidas pelo clima, estão acompanhando a situação dos bueiros e das estradas. Pediu à população que quando houver uma rua coberta com água, mesmo que rasa, que os motoristas não trafeguem e busquem uma rota alternativa, pois é muito arriscado. Falou sobre o trabalho feito junto à capatazia da Delfina na colocação de placas indicativas de nomes de ruas e de direcionamento para pontos de acesso. Desejou feliz dia do amigo.

 

Paulo Roberto Birck (PTB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre a participação expressiva da população da cidade e de fora na Rústica de inverno. Parabenizou a equipe da SMEL pela organização do evento. Também elogiou o encontro da Liga de Corais. Falou também sobre o volume de chuvas, e afirmou que a chuva em excesso está prejudicando a agricultura, e que deve ocorrer um atraso de cerca de 45 dias na próxima safra. Pediu que assim que o clima permitir, as secretarias de obras e de agricultura parem todas as outras atividades para dar atenção às estradas do interior.  Convidou a população para prestigiar a festa do colono e do motorista no próximo sábado.

 

Felipe Schossler (PPS) – Cumprimentou a todos. Falou sobre o inicio dos jogos da Taça Cristo rei, ressaltando que ajuda a divulgar o município na região. Falou sobre um protocolo que fez na prefeitura, onde pede em nome da comunidade de São Jacó com abaixo assinado, pedindo um controlador de velocidade, ressaltando que o pedido vem após diversos acidentes, e que muitas vezes os motoristas só obedecem as leis e o limite de velocidade sob a iminência de uma punição financeira. Ressaltou que prevenir é melhor que remediar, e agradeceu que a secretaria responsável já dedicou esforços para iniciar a avaliação deste pedido, inclusive visitando o local. Falou sobre um pedido de providência de sua autoria, solicitando a colocação de placas que indiquem a direção a ser tomada para diversos pontos importantes, como o hospital, a rodoviária, para facilitar o fluxo de veículos. Andreas elogiou a iniciativa. Paulo Birck lamentou que mesmo em locais que há indicação, os motoristas ignoram os sinais, reiterando que o ponto principal é a educação dos motoristas. Cumprimentou a todos pela passagem do dia do amigo, e pediu ao Amigo São Pedro que pare a chuva. Também parabenizou os colonos e motoristas que em breve celebrarão seu dia.

 

Paulo Floriano Scheeren (PPS) – Cumprimentou a todos. Afirmou que as pessoas tem que valorizar o valor do nosso dinheiro. Andreas lembrou que uma das desculpas para crises é o valor do petróleo, que atualmente está baixando. Paulão falou sobre os valores dos convênios, afirmando que descobriu que o SUS paga R$8,90 por consulta. Afirmou que o Estado fizesse um concurso público para médico clinico geral, e que este receba o mesmo que um juiz, ou delegado, e que este não possa atender em consultório particular. Parabenizou o deputado Luiz Carlos Busatto que destinou diversas verbas para a área da saúde do município.  Falou sobre a conferência municipal de Assistência Social, onde representou a câmara, e lamentou que em um setor tão importante, só a prefeitura precisa cumprir a lei, o estado e o governo federal não cumprem o acordado e nada acontece. Parabenizou os agricultores e motoristas pelo seu dia a ser comemorado. Destacou a passagem do dia do amigo, e que entre os vereadores de estrela, a união em prol da comunidade supera as divergências partidárias.