Tribuna 13/07/2015 PDF Imprimir E-mail

Tribuna da Câmara de Vereadores de Estrela

Sessão do Dia 13/07/2015

Lorena Hauschild (PR) – Cumprimentou a todos. Agradeceu a homenagem feita pelo Rotary à fundadoras da antiga ONG APPIÁ, grupo do qual a vereadora faz parte. Agradeceu também pela dedicação de diversos voluntários que ajudaram a entidade ao longo de sua existência, por mais de dez anos. Falou sob re matéria em jornal de circulação estadual sobre o que está acontecendo com crianças e adolescentes, destacando casos de violência. Pediu que os trabalhos de proteção a crianças e adolescentes continue.

Ernani Luis de Castro (PMDB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre a assinatura para o inicio das obras de reforma do posto de saúde do bairro Imigrantes, que vai ter investimentos superiores a R$200 mil. Destacou que a câmara de vereadores na semana anterior devolveu R$30 mil que agora serão revertidos para a CACIS, para custeio da edição deste ano da Estrela Multifeira. Falou sobre sua ultima visita a Brasilia, em que encaminhou emendas. Lembrou que recentemente houve um corte nas emendas pelo governo federal, mas que na semana anterior surgiu uma possibilidade, por uma promessa da presidente de liberar um lote de emendas para os deputados em primeiro mandato, e que isso reacende a possibilidade de uma verba destinada para uma patrulha agrícola.

Marcelo Braun (PSDB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre um evento em Lajeado onde foi explanada a situação na relação financeira entre Estado e municípios, destacando o ônus que cabe aos municípios, citando a situação do setor agrícola. Colocou como exemplo a situação da produção agrícola em países como os Estados Unidos. Parabenizou os agricultores no Brasil por continuar enfrentando tantas dificuldades. Pediu que o governo olhe  com outros olhos os agricultores e invista no setor primário, que segundo o edil é o setor que segura a economia. Falou sobre seu pedido ao DAER por melhoria no acesso à BR 386 pela vila São José, e que ainda não recebeu resposta.

Vanderlei Eidelwein (PR) – Cumprimentou a todos.  Falou sobre um projeto por um ginásio para a Escola Municipal Cônego Sereno Hugo Wolkmer, e agradeceu o secretário municipal da educação, Marcelo Mallmann, que se dispôs a ajudar na busca pela efetivação deste projeto. Lamentou que o prazo para execução tenha vencido, mas destacou a esperança de que nas próximas semanas a obra deve ser concluída. Reiterou agradecimentos ao secretário de educação.  Falou sobre a peregrinação de Nossa Senhora rosa Mística. Falou sobre a contribuição da câmara com valores para custear a realização da Multifeira, lembrando que neste ano o evento acontecerá na estrutura do Porto de estrela.

Felipe Schossler (PPS) – Cumprimentou a todos. Cumprimentou o secretário de agricultura por recente premiação recebida. Reiterou a importância da obra de cobertura do ginársio da EMEF Cônego Sereno Hugo Wolkmer e lembrou que é preciso agradecer os deputados que encaminham verbas para o município, destacando que para esta obra em específico, mais de R$100 mil foram encaminhados pelo deputado Paulo Pimenta. Falou sobre os jogos intercomunitários e parabenizou as comunidades que participaram, bem como a SMEL pela organização. Falou sobre o campeonato regional de futebol amador, que vai contar com uma equipe de estrela na categoria veteranos, e uma equipe, a da SER Aimoré na categoria livre, e frisou a importância de o município ter representação em uma competição tão importante. Lembrou da moção de apoio feita pelo colega Gerson e afirmou que só na ultima semana dois acidentes ocorreram no trecho citado da BR 386. Gerson pediu que os colegas façam sua parte pressionando as autoridades antes que mais mortes aconteçam naquele trecho. Felipe parabenizou o secretário de saúde pelo esforço em atender a todos. E revelou que o secretário prometeu uma surpresa para a área da saúde e o vereador disse que o bairro Auxiliadora está de braços abertos para tal surpresa.

Paulo Floriano Scheeren (PTB) – Cumprimentou a todos. Agradeceu o reconhecimento de seu trabalho quando secretário da agricultura pelo atual chefe da pasta da agricultura. Reiterou que gostaria que todos os colegas vereadores pudessem ter a experiência de ser secretário municipal, para conhecer os dois lados da questão. Destacou que os investimentos no setor primário tem retorno rápido, citando um aviários, que em cerca de 90 dias está dando retorno ao município. Lamentou os rumores de que seria cobrado o IPVA dos carros antigos quando há tanta roubalheira no país. Falou sobre o golpe aplicado em produtores de fumo em Venâncio Aires, que venderam a produção para um estelionatário que pagou com cheque sem fundo, num montante que supera o meio milhão de reais. Falou sobre a assinatura da ordem de serviço das reformas do posto de saúde do bairro Imigrantes.

Andreas Hamester (PP) – Cumprimentou a todos. Falou sobre sua visão sobre política, e disse que graças ao Sr. Alfredo Barth ele decidiu entrar na vida pública, pelo exemplo de ética e de dedicação. Falou sobre o anuncio do secretário sobre a vinda de uma empresa para o município. Falou sobre o trabalho desenvolvido pelo governo de Estrela. Falou sobre o desfile do Dia do Colono e Motorista e as festividades pelo dia. Falou sobre a participação dos grupos folclóricos em um encontro nacional de folclore em Santa Catarina.

Luiz Fernando Schneider (PMDB) – Cumprimentou a todos. Lembrou que foi proponente do titulo de cidadão estrelense para o atual secretário municipal da agricultura José Adão Braun. Destacou a importância de o prefeito ter escolhido Braun para chefiar a pasta da agricultura, reafirmando a relevância do setor para a economia do município. Parabenizou a colega Lorena por ter reconhecido seu trabalho a frente da APPIA.