Tribuna 30/03/2015 PDF Imprimir E-mail

Tribuna da Câmara de Vereadores de Estrela

Sessão do Dia 30/03/2015

Ernani Luis de Castro (PMDB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre  a posse do colega Cristiano como diretor na Superintendência de Portos e Hidrovias. Contou que aproveitou o momento na capital para agendar reuniões com parlamentares e governo, citando o encontro com o secretário da Fazenda, Giovane Feltes, onde trataram sobre o convênio com a Metroplan, que garantia o asfaltamento entre os novos loteamentos popular e industrial, e nessa reunião trouxeram a informação de que é preciso articulação política para que seja dado inicio destas obras. Falou sobre as mudanças no departamento de transito do município, e desejou sucesso ao novo coordenador e elogiou por já ter atendidos alguns pedidos da comunidade. Falou sobre o lançamento da linha 0800 do Poder Legislativo que será disponibilizado para atender demandas, pedidos, reclamações e sugestões ao Poder Legislativo.

Lorena Hauschild (PR) – Cumprimentou a todos. Falou sobre as programações alusivas ao mês da mulher que ocorreram em Estrela, agradecendo à comunidade e aos voluntários envolvidos, destacando o sucesso do evento de entrega do troféu MultiMulher, citando também as autoridades presentes. Destacou os valores arrecadados nestes eventos em benefício da Liga Feminina de Combate ao Câncer. Falou sobre a entrega dos certificados à empresas que contribuem com a saúde da mulher. Agradeceu a participação da Faculdade La Salle, que organizou um leilão, onde os fundos arrecadados foram revertidos em benefício da APAE. Citou nominalmente as mulheres agraciadas com o troféu MultiMulher no ultimo fim de semana.

Paulo Roberto Birck (PTB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre o encerramento das atividades do MultiMulher e parabenizou as voluntárias envolvidas. Falou sobre assembleia de produtores de leite do vale do taquari, credores de empresas que estão em situação de falência, ou mesmo fechadas, e comentou que há muito tempo se comentava sobre as instruções normativas que seriam validadas no atual momento, e que só no fim dos prazos os agricultores se reúnem para organizar carta de reivindicações. Citou as empresas que deixaram de pagar produtores em toda a região. Lamentou a falta de interesse dos poderes públicos, citando que apenas 3 prefeitos e poucos vereadores de toda a região. Comentou que o leite não é recolhido em propriedades que não estejam adequadas às normas sanitárias, e que muitos produtores que passaram a vida dependendo da venda do leite e não podem aportar os investimentos necessários, lamentando que a produção vai cair e refletir na arrecadação do município.

Gerson Adriano da Silva (PT) – Cumprimentou a todos. Falou sobre a importância da mulher em nossas vidas, destacando o crescimento do evento MultiMulher. Falou sobre a inauguração do espaço Poupa tempo, em Estrela, que tem a finalidade de agilizar a confecção de carteiras de identidade, e também sediar o FunPrev, fundo de previdência dos servidores. Cumprimentou o secretário da SMEL, pela realização do evento Downhill, que reuniu atletas de diversos estados. Falou que este evento já está no calendário oficial do próximo ano no município. Falou sobre a festa anual da comunidade de São Jacó. Em aparte o vereador Paulo Birck agradeceu a secretaria de obras que fez serviço de terraplanagem na comunidade.

Cristiano Nogueira da Rosa (PMDB) – Cumprimentou a todos. Parabenizou o Jornal folha de estrela pela edição especial sobre a reinauguração da escadaria. Agradeceu os colegas vereadores que compareceram à sua posse como diretor de Hidrovias da SPH. Cumprimentou a comissão organizadora do MultiMulher, e citando uma das homenageadas, Tia Dorli, que acompanhou parte de sua história desde a frequência ao Cemai de onde teve grandes oportunidades. Lorena agradeceu o colega pelo seu depoimento que endossa a escolha de Dorli, entre as outras homenageadas, para a homenagem. Cristiano cumprimentou o presidente pela iniciativa de disponibilizar um canal 0800 para aproximar a comunidade do legislativo de forma gratuita. Desejou sucesso ao novo presidente da Amturvales. Falou sobre a comissão de vereadores que vai acompanhar os trabalhos de reformulação do estatuto dos funcionários públicos municipais. Desejou uma ótima páscoa a toda a comunidade.