Tribuna 23/03/2015 PDF Imprimir E-mail

Tribuna da Câmara de Vereadores de Estrela

Sessão do Dia 23/03/2015

Paulo Roberto Birck (PTB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre a inauguração da revitalização da escadaria que dá acesso ao Rio Taquari, citando as falas feitas na cerimônia, de pessoas lembrando do tempo em que aquele era um espaço de encontro e desenvolvimento do município. Em aparte o vereador Ernani ratificou a fala do colega e emendou que as pessoas mais idosas estavam bastante emocionadas. Birck falou sobre o número crescente de emissão de cartões do SUS no município, destacando que a maioria dos casos de migração, pessoas que vem de outros municípios, é liderado por Lajeado, seguido de Teutônia, Cruzeiro, Taquari e Porto Alegre, ressaltando que isso mostra a evolução de Estrela. Lorena citou casos de pessoas de fora que foram bem atendidas no Hospital Estrela  e por isso resolveram ficar por aqui. Birck desejou sucesso ao colega falou sobre a situação da farmácia básica do município.

Adriano “Pida” Scheeren (PSB) – Cumprimentou a todos. Reiterou a necessidade de a comunidade atentar para esta questão da boa utilização dos recursos hídricos. Lembrou que no período em que esteve afastado foi votado o projeto que autoriza o asfaltamento de trecho da estrada que cruza a localidade de Arroio do Ouro. Falou sobre a reforma da escadaria e a ornamentação de páscoa que o município apresenta, e parabenizou o governo pela iniciativa. Parabenizou e desejou sucesso ao vereador Cristiano que retornou à Câmara e também inicia o trabalho na Superintendência de Portos e Hidrovias do Estado. Scheeren também parabenizou o colega vereador Paulão pela eleição para a vice-presidência da Mesa Diretora da Casa. Cristiano destacou que mesmo com as divergências eventuais, a comunidade de Arroio do Ouro tem dois vereadores na Mesa Diretora.

Paulo Floriano Scheeren (PPS) – Cumprimentou a todos.  Parabenizou o funcionário da secretaria do Meio ambiente sobre a explanação acerca da água. Falou sobre a relação com o colega Pida, ressaltando que ambos são de Arroio do Ouro, ambos são Scheeren, e ambos vão trabalhar sempre a favor de Estrela. Falou sobre a reinauguração da escadaria. Elogiou a postura do colega Cristiano que pediu consulta à assessoria jurídica sobre a sua situação enquanto vereador e titular em um departamento do Estado, demonstrando lisura e honestidade. Paulão reclamou do atendimento no Hospital, que ele presenciou na portaria, alegando falta de dignidade com as pessoas.

Andreas Hamester (PP) – Cumprimentou a todos.  Falou sobre evento de equilíbrio fiscal, destacando a importância das boas práticas com uso do dinheiro público. No evento, segundo relato do vereador, o governador do estado declarou que há 40 anos o Estado gasta mais do que arrecada, e elogiou a postura do governo em tomar atitudes corajosas e necessárias. Cristiano reiterou que o governador não nomeará mais de 700 cargos em comissão que aconteciam no governo anterior. Hamester parabenizou Cristiano pela posse como diretor de hidrovias da Superintendência de Portos e Hidrovias do Estado e desejou sucesso.

Felipe Schossler (PPS) – Cumprimentou a todos. Lembrou a fala do colega Marcelo Braun na semana anterior, onde se disse contrário a exigência de emplacamento de tratores. Falou sobre a inauguração da escadaria, e reiterou as palavras do prefeito Rafael, que segundo o edil, reconheceu que esse processo de revitalização do complexo que circunda a escadaria iniciou no governo anterior, de Celso Bronstrup. Schossler agradeceu a emenda parlamentar do deputado federal Marco maia, do PT. Gerson da Silva agradeceu que o colega lembrou da importância do apoio do deputado petista. Schossler também destacou que deseja sucesso ao colega Cristiano pela posse no governo do Estado. Falou sobre as diárias das mulheres dos deputados, lembrando que a alegação é que este dinheiro estava sobrando, e sugeriu que a Câmara dos deputados siga o exemplo da Câmara de Vereadores de Estrela que devolve o dinheiro excedente.

Cristiano Nogueira da Rosa (PMDB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre a inauguração da escadaria, destacando que é o assunto da semana este momento histórico para o município. Falou sobre a ação Viva o Taquari Vivo, e que já articulou com a Superintendência de Portos e Hidrovias, que participará do evento com a cedência de dois barcos. Em aparte Felipe lembrou que Estrela ainda tem a possibilidade de ter uma boa água. Nogueira falou sobre a cerimônia de sua posse no governo do Estado e convidou toda a comunidade que puder. Falou sobre a consulta feita à assessoria jurídica sobre a possibilidade de licenciar-se do cargo de vereador por estar assumindo diretoria no Estado, e leu trecho do parecer que determina que seria inconstitucional o seu afastamento. Nogueira lembrou que teve a terceira maior votação para vereança nos últimos 34 anos, e que vai representar este mandato até o ultimo dia. Em aparte Lorena desejou sucesso ao colega na nova função no governo do Estado.