Tribuna 16/03/2015 PDF Imprimir E-mail

Tribuna da Câmara de Vereadores de Estrela

Sessão do Dia 16/03/2015

Andreas Hamester (PP) – Cumprimentou a todos. Falou sobre as mobilizações populares ocorridas no domingo ultimo, e relatou ter sido cobrado por um eleitor por não ter participado dos protestos, e que não estava na cidade, mas mesmo se estivesse não sabia se iria, porque está descontente com a classe política, mas que o mesmo eleitor reiterou que o protesto é contra os maus políticos. Falou sobre os números de participação nos protestos. Reiterou seu compromisso com comunidade e que não vai abrir mão de seus princípios, sem ceder aos maus hábitos. Disse que espera que os eleitores saibam distinguir os que fazem um trabalho limpo. Falou sobre a entrega do espaço revitalizado da escadaria de acesso ao Rio Taquari. Falou sobre a homenagem ao musico Ervino Sulzbach.

Felipe Schossler (PPS) – Cumprimentou a todos. Pediu a ajuda da imprensa para divulgar um novo golpe de mensagem de celular, que anuncia um prêmio e pede uma série de dados pessoais, pediu que as pessoas avisem seus conhecidos para não caírem neste golpe. Falou sobre a nova prorrogação do prazo para aquisição dos extintores de pó ABC. Parabenizou o soldado da Brigada Militar que, por telefone, ajudou a salvar uma criança. Falou sobre o projeto que será votado em regime de urgência, ressaltando que será favorável mas que espera que este investimento tenha sido previsto no orçamento.

Ernani Luis de Castro (PMDB) – Cumprimentou a todos. Se disse feliz pelo inicio das obras de pavimentação em ruas do bairro Boa União.  Falou sobre as manifestações e destacou o teor pacifico e democrático da mobilização do ultimo domingo, acrescentando que é assim, com educação e respeito se consegue o atendimento da demanda.

Lorena Hauschild (PR) – Cumprimentou a todos. Falou sobre uma reunião para prestação de contas do dinheiro que é investido pelo executivo no hospital. Falou sobre o programa Nota Gaucha, que tem parte do valor repassado ao Hospital Estrela, e que ela mesma pode verificar as reformas e investimentos feitos. Em aparte Gerson reiterou a importância destes investimentos. Lorena falou sobre as manifestações, destacando que o povo está cansado e que o manifesto pacífico e ordeiro reafirmou a vontade do povo por mudanças. Agradeceu o prefeito Carlos Rafael Mallmann e o secretário da Saúde Elmar Schneider, que vão proporcionar a visita mensal do ônibus da Saúde para a Linha Wink. Falou sobre o Chá de Integração do MultiMulher.

Cristiano Nogueira da Rosa (PMDB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre o encaminhamento de um pré-projeto, de sua autoria, para apreciação do prefeito pela manutenção do vale-alimentação para servidores afastados por doença, acidente ou gravidez. Em aparte o vereador Ernani se manifestou favorável. Élio também se mostrou favorável. Sobre sua situação, de vereador e diretor de hidrovias em período concomitante, apresentou um parecer jurídico que defende que não é ilegal o exercício no legislativo municipal, e o cargo diretivo no executivo estadual, e pediu à Casa a consulta jurídica pela possibilidade de licença do mandato legislativo para dedicação exclusiva à diretoria de hidrovias.

Marcelo Braun (PSDB) – Cumprimentou a todos.  Lamentou a Lei que exige o emplacamento de tratores, e criticou o deputado que criou esse projeto.  Em aparte o vereador Cristiano Nogueira da rosa lembrou do deputado Alceu Moreira, que sempre lutou contra essa lei do emplacamento, e neste mandato encaminhou um projeto pelo não emplacamento, pediu o apoio dos colegas vereadores junto aos seus deputados para aprovar este projeto que exclui a obrigatoriedade do emplacamento. Paulão Scheeren também criticou o deputado proponente deste emplacamento. Sobre as manifestações, Marcelo Braun, que esteve na capital federal na ultima semana e relatou que já haviam protestos, lamentou que tudo se encaminha para virar “pizza”, mas ressaltou a importância de que se façam protestos. Elogiou a secretaria da saúde que encaminhou o atendimento de uma pessoa de fora da cidade, que inicialmente não foi aceita no hospital, mas que este cidadão elogiou o atendimento em Estrela.

Vanderlei Eidelwein (PR) – Cumprimentou a todos. Cumprimentou o colega Andreas que homenageia o musico Ervino Sulzbach, e lembrou das apresentações do musico na antiga rádio Alto Taquari. Falou sobre as manifestações pacíficas e bem organizadas, segundo o edil, que ainda afirmou que reflete o desejo das pessoas por mudança. Falou sobre a entrevista do Ministro Miguel Rosseto que afirmou que as manifestações foram de eleitores que não votaram na presidenta Dilma, ao que Eidelwein questionou se os que votaram na presidenta estão satisfeitos.

Gerson Adriano da Silva (PT) – Cumprimentou a todos. Falou sobre o lançamento da sala de apoio aos pequenos e micro empreendedores. Falou sobre o ranking das maiores empresas do município em retorno de ICMS. Cristiano destacou que uma das maiores empresas está fechada, mostrando a importância das empresas para a economia do município.