Tribuna 09/03/2015 PDF Imprimir E-mail

Tribuna da Câmara de Vereadores de Estrela

Sessão do Dia 09/03/2015

 

Cristiano Nogueira da Rosa (PMDB) – Cumprimentou a todos. Desejou sucesso ao novo Secretário Municipal de Obras, Jorge Both, e se colocou a disposição, como ultimo secretário, para ajudar no que puder. Falou sobre o acordo com o Consisa, para compra de medicamentos em grupo com outros municípios, conseguindo assim um preço melhor, e pelos dados já apurados pelo Consisa, já ocorreu uma economia de 35%.  Falou sobre o inicio das inscrições para as novas casas populares, e pediu o apoio da imprensa em divulgar que mesmo as famílias que já estão cadastradas no CadÚnico, precisam fazer a inscrições para as casas populares. Cumprimentou o prefeito Rafael, e também a todos os envolvidos neste processo. Em aparte o vereador Paulo Birck ressaltou que não é necessário correr, pois o prazo para estas inscrições é de 47 dias.

 

Paulo Roberto Birck (PTB) – cumprimentou a todos. Falou sobre a apresentação da orquestra alemã que esteve em Estrela na ultima semana. Relatou a interação com estes músicos estrangeiros, e descobriu que eles são de uma cidade de 600 habitantes, em que a economia é baseada em agricultura, mas principalmente em produção leiteira robotizada. Birck relatou que ainda nesta semana quer fazer um convite para que estes músicos retornem ao município em breve. Birck comentou a vinda do governador, a quem elogiou pela postura e descontração do mandatário. Em aparte o vereador Cristiano elogiou também a visita do governador e principalmente pela recepção preparada, com apresentação dos grupos folclóricos. Birck destacou a programação do MultiMulher, com a corrida e caminhada só para elas, e o brechó solidário organizado pela primeira-dama. Lembrou os colegas da reunião com o Hospital Estrela, para debater o contrato entre a casa de saúde e prefeitura. Falou sobre seu pedido para uso da tribuna pela secretaria do meio ambiente, por ocasião do dia mundial da água.

 

Andreas Hamester (PP) – Cumprimentou a todos. Falou sobre a interação entre legislativo e executivo, citando uma reunião que antecedeu a sessão, com o secretário municipal de saúde, que explicou aos edis detalhes de vários projetos. Falou sobre os escândalos de corrupção que envolvem diversos partidos, e recentemente, uma grande parte de parlamentares de seu partido. Questionou se estes acusados serão julgados e condenados por seus crimes, e lamentou que isso nem sempre acontece. Em aparte Marcelo Braun destacou que só a perda do mandato não é o suficiente. Hamester lamentou que se as punições ocorressem seria uma forma de disciplinar a política. Comparou a situação destes parlamentares com a realidade de Estrela, afirmando que se um dos vereadores fosse pego cometendo crimes, nenhum outro concordaria. Ressaltou que está na política por que se julga honesto e competente. Ernani ressaltou que o vereador está diretamente em contato com a comunidade. Hamester falou sobre a entrega do titulo de cidadão estrelense à Ervino Sulzbach que deve ocorrer em breve. Agradeceu a imprensa pela divulgação dos ensaios dos grupos folclóricos. Encerrou falando sobre o calendário de eventos do município que já está a disposição.

 

Ernani Luis de Castro (PMDB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre a eleição para vice-presidente da Mesa Diretora, comentando a desistência do colega Nelson e desejando sucesso ao colega Paulão Scheeren. Discorreu sobre um pedido de providência de sua autoria para roçadas na Linha São José. Falou sobre a questão dos terrenos baldios, pedindo atenção aos proprietários e que estes tomem providência, por uma questão de saúde pública, e pediu também aos fiscais do município que atentem para esta questão. Falou sobre a entrega de auxílios à entidades, em valores superiores à R$100 mil, e que o prefeito foi pessoalmente falar com as diretorias destas entidades não só entregar o cheque do auxilio, mas debater as melhorias necessárias. Falou sobre os critérios estabelecidos para a seleção dos munícipes que receberão as casas populares. Falou sobre o evento em que o governador veio a Estrela e também destacou a presença do deputado que teve seu apoio, Gilberto Capoani, que também veio acompanhar o governador e colocar o seu gabinete à disposição do município. Falou sobre a posse do novo secretário de obras, Jorge Both, e ressaltou que a pasta é uma das mais importantes da administração. Falou sobre as programações do MultiMulher ocorrido no fim de semana anterior.

 

Lorena Hauschild (PR) – Cumprimentou a todos. Saudou o vice-presidente Paulão, destacando que a sua eleição é um sinal de mudança, pois não lembra de fato similar, em que oposição ocupou espaço na Mesa Diretora, e que sempre desejou que nesta legislatura fosse feito um trabalho por Estrela, acima de picuinhas políticas. Agradeceu a postura dos colegas vereadores. Falou sobre o MultiMulher e elogiou a postura e participação ativa da primeira-dama do município, em especial na programação do multimulher e do brechó solidário. Falou sobre a participação dos colegas nos diversos eventos do MultiMulher. Falou sobre a posse do novo Secretário de Obras, Jorge Both e elogiou a competência do novo secretário. Falou sobre a importância da reunião com a direção do Hospital para buscar melhorias. Em aparte o vereador Gerson destacou que desde o inicio da legislatura foi feito um trabalho para buscar a melhoria no atendimento do Hospital. Falou sobre reunião de prestação de contas na Linha Wink. Em aparte o vereador Andreas destacou que em Estrela vários vereadores estão envolvidos em diversas entidades e conselhos. Lorena disse que é por esta participação que os vereadores tem mais chance de se reeleger, pelo trabalho que faz.

 

Gerson Adriano da Silva (PT) – Cumprimentou a todos. Falou sobre o multimulher e discorreu sobre a importância das mulheres na sociedade. Em aparte o vereador Paulo Birck destacou a fala do colega Gerson no lançamento do Multimulher. Silva falou sobre a reunião com representantes do Sebrae, e parabenizou o secretário Marco Wermann pelo empenho em colocar Estrela entre os municípios que mais geraram empregos no Estado, e destacou a postura da administração em apoiar os microempreendedores. Falou sobre a abertura do período de inscrições para as casa populares. Em aparte o vereador Élio Kunzler relatou que famílias dormiram na porta da secretaria para se inscrever logo. Em aparte Lorena destacou que o processo é muito transparente, e que não será feito por ordem de chegada nas inscrições, mas sim por um processo de triagem. Silva destacou que as casas não serão sorteadas, e sim a distribuição será feita por necessidade social e que vários órgãos importantes farão parte desta seleção. Ernani destacou investimentos em ruas de diversos bairros, em especial no bairro pinheiros.


Felipe Schossler (PPS) – Cumprimentou a todos. Saudou a eleição do colega Paulo Floriano Scheeren para a vice-presidência da casa. Falou sobre o fim da operação Golfinho, que representa um retorno de efetivo aos municípios do interior, ressaltando que em Estrela o efetivo está quase completo, o que proporciona mais segurança à população. Falou sobre a falta de entrega de correspondências em uma rua, e procurou a agência dos correios para buscar soluções. Lamentou os casos de corrupção no país. Desejou sucesso ao novo secretário de obras e reiterou que quando cobra é pelo bem do município. Em aparte o vereador Andreas pediu que o povo não perdoe estes corruptos, não votando novamente nestes que estão envolvidos nestes escândalos.

 

Paulo Floriano Scheeren (PPS) – Cumprimentou a todos. Agradeceu a votação unanime que recebeu para o cargo de vice-presidente, e destacou que agora a Mesa diretora é pluripartidária, e que o mais importante é trabalhar pelo bem de Estrela. Sobre os escândalos de corrupção é preciso punir os envolvidos e principalmente, obrigá-los a devolver os valores desviados. Falou sobre o início de sua participação na política e que desde então não havia visto o exemplo de Estrela na organização para a Páscoa, a exemplo do que já vem sendo feito por ocasião do natal. Falou sobre a cerimônia de entrega de viaturas para a Brigada Militar da região, e elogiou o governador, que com simplicidade se sentiu em casa, e que reiterou que se fosse sua opção priorizaria as estradas, mas que hoje o que é possível é trabalhar pelo bem estar do povo gaúcho. Paulo destacou a apresentação dos grupos folclóricos. Scheeren também elogiou a prestação de contas do secretário da saúde, Elmar Schneider, destacando que durante o ano de 2014 foram gastos mais de 8% a mais do que a meta mínima exigida por lei, ressaltando que quem agradece é a população. Por fim cumprimentou a colega Lorena pela participação na organização do MultiMulher e reiterou cumprimentos às mulheres pela passagem do seu dia.