Tribuna 22/12/2014 PDF Imprimir E-mail

Andreas Hamester (PP) – cumprimentou a todos. Falou sobre as obras da escadaria de acesso ao Rio Taquari, destacando que será um ponto de turismo fantástico. Falou sobre a informação que recebeu que o grupo de jipeiros está distribuindo pacotinhos de presente nos bairros mais humildes. Falou sobre os projetos de adequação da legislação do meio ambiente municipal e parabenizou

Élio Jair Kunzler (PTB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre a escadaria, pedindo aos colegas edis e à população que visitem e vejam como aquele espaço está ficando bonito. Falou sobre a formatura das turmas dos cursos do Pronatec, ressaltando que esta qualificação entrega ao mercado de trabalho uma mão de obra qualificada.

Gerson Adriano da Silva (PT) – Cumprimentou a todos.  Falou sobre a programação de shows de natal na praça. Parabenizou a todos os destaques do Esporte, premiados na semana anterior. Falou sobre a história de um atleta estrelense, Luis Huber, que pratica artes marciais, e hoje, mesmo morando fora do país, competiu na Rússia e venceu um torneio de Jiu-Jitsu, e que no pódio levou a bandeira do município, lembrando suas raízes.

Vanderlei Eidelwein (PR) – Cumprimentou a todos. Falou sobre os projetos que deram entrada, que falam sobre a regulamentação de questões do meio ambiente que possibilitam a fiscalização e emissão de laudos de licenciamento ambiental. Destacando a importância e agilidade que isso vai conferir aos empreendedores no município. Deixou uma mensagem de Feliz Natal.

Paulo Floriano Scheeren (PPS) – Cumprimentou a todos. Falou sobre os projetos 217 e 218, que foram debatidos na ultima semana nas comissões e que é favorável, mas que se espantou ao lembrar que o mesmo projeto foi encaminhado para a casa na gestão passada mas foi reprovado. Em aparte Lorena destacou a importância de um secretário municipal vir esclarecer os projetos. Paulão destacou que é preciso ter coragem para fazer as coisas. Lamentou que o projeto que veio é só de reposição salarial e não de aumento. Agradeceu que foi atendido um pedido seu. Desejou Feliz Natal a todos

Ernani Luis de Castro (PMDB) – Cumprimentou a todos. Agradeceu o secretario de meio ambiente  que se dispôs a esclarecer todas as duvidas dos edis. Sobre o projeto que repassa recursos para a APAE, falou sobre o funcionamento da câmara, destacando a estrutura enxuta da casa, que sempre devolve recursos e que agora será feito um repasse para a APAE graças a um destes repasses. Falou sobre exemplos de outras câmaras que fazem verbas de gabinete e gastam com vários assessores, e que em Estrela, a estrutura atual está funcionando. Falou sobre a importância de conscientização da população para não colocar lixo nas ruas, pois recentemente foi retirado uma carga de caminhão em garrafas pet nos bueiros. Falou sobre a limpeza feita recentemente no bairro Boa União. Falou também sobre o atendimento de um pedido seu por patrolamento na Linha Wolf. Desejou Feliz Natal a todos.

Luiz Fernando Schneider (PMDB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre o projeto de repasse de verbas para APAE, destacando a importância desta entidade. Falou sobre o trabalho do CAPS do qual seu filho é paciente, e elogiou o trabalho desenvolvido, destacando o projeto que autoriza a contratação de mais um psicólogo. Afirmou que a transparência e diálogo entre todos os setores do poder executivo com o legislativo, é algo a que ele não estava acostumado, fato pelo qual parabenizou a administração atual. Reiterou a ação do presidente em devolver recursos, porque a câmara mantém uma estrutura enxuta, e é possível repassar recursos para entidades como a APAE.

Felipe Schossler (PPS) – Cumprimentou a todos. Cumprimentou a direção da Faculdade La Salle. Falou sobre a Comissão da Verdade e seus desdobramentos, e ressaltou que por causa da luta contra a ditadura, hoje é possível que todos os vereadores possam ocupar a tribuna e fazer sua voz ser ouvida. Falou que hoje, por causa dos relatórios dessa comissão estão mudando nomes de ruas, derrubando monumentos. Lembrou que seus familiares lutaram contra a opressão e mesmo contra todas as adversidades lutaram por essa liberdade, e reiterou que o país precisa melhorar muito mas que isso ainda é possível. Sobre projetos que preveem contratações, pediu que cada secretário conduza sua pasta com responsabilidade. Destacou que a estrutura enxuta que a câmara de Estrela mantém possibilita a devolução de verbas que por sua vez pode ser repassada a entidades que necessitam como a APAE. Desejou feliz natal.

Paulo Roberto Birck (PTB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre a prorrogação da exigência do emplacamento de máquinas agrícolas, e reiterou que agora é preciso esperar a posse dos próximos deputados para acompanhar os debates, mesmo que a prorrogação seja por dois anos. Falou sobre uma matéria de repercussão estadual, falando sobre os esquemas de fraude no leite, e disse que uma das empresas alegou que o problema detectado pelos técnicos do Ministério público não faziam mal a saúde, enquanto outros técnicos atestaram os riscos oferecidos pelas substâncias. Lembrou que diversas dessas empresas alegam ter controle de qualidade rígido, e questionou que controle é esse, uma vez que se encontram tantas irregularidades. Parabenizou todos os envolvidos com a programação do Natal na Praça e suas diversas atrações. Desejou Feliz Natal.