Tribuna 15/12/2014 PDF Imprimir E-mail

Marcelo Braun (PSDB) Cumprimentou a todos. Ressaltou que infelizmente a sessão da câmara não colhe o mesmo público presente na sessão de hoje, apesar dos esforços contínuos. Pensando nisso, o vereador afirmou que foi criado um canal de televisão da câmara que transmite as sessões a também esta inovação busca atingir esse público que não conseguem vir até as instalações da câmara, podem acompanhar. Pediu atenção do secretário de obras para as estradas do interior.

 

Andreas Hamester (PP) – Cumprimentou a todos. Falou sobre a importância da manutenção das raízes culturais de cada povo. Falou sobre a percepção que tem de que os europeus que pra cá vieram, sejam alemães ou italianos. Ligou essa questão ao fator de potencialidade do turismo, e apresentou um DVD que mostra paisagens da nossa região e aspectos culturais.

 

Ernani Luis de Castro (PMDB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre a presença de representantes de diversas entidades na sessão. Parabenizou o Poder Executivo pelo bom trabalho desenvolvido, bem como elogiou o desempenho do Legislativo que devolveu valores ao Executivo, o que segundo o edil, é importante para poder repassar esses auxílios, e lembrou que nesta época muitas prefeituras enfrentam dificuldades em pagar as contas, e Estrela antecipou inclusive o pagamento de salários. Falou sobre a inauguração do novo posto de saúde do bairro das Industrias, e parabenizou o secretário da pasta. Pediu aos proprietários de terrenos baldios que limpem os terrenos para evitar a proliferação de insetos e outros animais. Pediu também uma maior atuação dos fiscais nesta questão. Falou sobre a limpeza efetuada no bairro Boa União, e ressaltou que na semana que passou foi feita uma limpeza geral no bairro, pelo qual agradeceu ao secretário de obras.

 

Lorena Hauschild (PR) – Cumprimentou a todos. Falou sobre o projeto de auxilio financeiro à comunidade São Cristóvão, que vai possibilitar a execução do PPCI e adequações no prédio da comunidade. Parabenizou o novo presidente da UAME. Falou sobre uma visita a comunidade São Vito em Novo Paraíso onde estiveram o Prefeito e o Secretário da Saúde, que entregaram o auxílio àquela comunidade. Registrou a saída do padre da paróquia do Bairro Boa União.

 

Luiz Fernando Schneider (PMDB) – cumprimentou a todos. Cumprimentou o governo pela inauguração da nova Unidade Básica de Saúde no bairro das Industrias e o recapeamento da rua Antonio Frederico Sulzbach. Confirmou que a inauguração da Escadaria está prevista para o fim de janeiro próximo. Falou sobre a aquisição de duas máquinas trituradoras. Falou sobre a aquisição de um caminhão para atender a secretaria de obras proveniente de sobras de recursos.

 

Paulo Floriano Scheeren (PPS) – Cumprimentou a todos. Cumprimentou o vigário da paróquia do Bairro Boa União. Cumprimentou o secretário da saúde, pela inauguração do posto de saúde no bairro das Indústrias. Falou sobre as audiências públicas que ocorreram ao longo do ano sediadas na câmara, afirmando que aconteceram em maioria no primeiro semestre, na intenção de aparecer antes das eleições. Falou sobre a importância de os projetos, em especial na área do turismo, saiam do papel, citando como exemplo o projeto do trem turístico. Falou sobre os trabalhos de limpeza pública executados pela secretaria de obras e elogiou os serviços.

 

Gerson Adriano da Silva (PT) – Cumprimentou a todos. Falou sobre as homenagens aos destaques do esporte que ocorrem nesta semana, ressaltando a importância do esporte. Falou sobre a inauguração do novo posto de saúde no bairro das Industrias, pela qual cumprimentou o secretário, ressaltando a preocupação da administração em cuidar das pessoas. Falou sobre a exigência da limpeza de terrenos baldios. Em aparte o vereador Andreas lembrou que há anos atrás esse tópico da limpeza de terrenos já era um tema frequente nas discussões que perdura até hoje, e lembrou que é preciso o fiscal notificar o proprietário do terreno. Gerson parabenizou o secretário de obras.

 

Paulo Roberto Birck (PTB) – Cumprimentou a todos. Afirmou que no dia 26 e no dia 02/01/2015, os postos de saúde trabalharão mesmo no ponto facultativo, e que das 06h às 20hs, o posto de saúde central estará atendendo normalmente. Falou sobre sua participação na reunião que elegeu a nova diretoria da Associação do Vereadores do Vale do Taquari, desejando sucesso. Sugeriu ao futuro presidente que a câmara de Estrela se associe a entidade, e defendeu a importância dessa união de classe. Falou sobre o vestibular da Faculdade La Salle, que aumentou em 33% seu número de alunos, e destacou a importância de qualificar a mão de obra da região para o mercado de trabalho regional.

 

Vanderlei Eidelwein (PR) – Cumprimentou a todos. Cumprimentou a primeira-dama pela iniciativa da decoração natalina que segundo o edil têm repercutido em toda a região. Falou sobre as necessidades de adequação a legislação de prevenção a incêndio e parabenizou a administração em auxiliar as comunidades com valores repassados para este fim. Falou sobre a fala do prefeito, que disse que ainda nesta semana vai encaminhar um projeto de auxilio a APAE. Falou sobre o atendimento do veterinário da secretaria da agricultura que hoje, segundo reclamações que chegaram ao vereador, de que os produtores não estão mais recebendo auxilio com as medicações.

 

Adriano Scheeren (PSB) – Cumprimentou a todos. Reiterou que a APAE vêm recebendo auxílio há anos, o prefeito afirmou que apenas hoje chegou à prefeitura a documentação da APAE, necessária para que o executivo encaminhe o projeto de auxilio para a câmara. Parabenizou o presidente pela inauguração da TV e rádio Câmara. Em aparte o vereador Gerson falou lembrou que o esforço voluntário das pessoas das comunidades e a importância do poder publico auxiliar este trabalho. Scheeren falou sobre o trabalho da AES Sul, que fez um mapeamento de alguns problemas que ocorrem seguidamente, e que um cronograma de trabalhos de prevenção foi montado.

 

Felipe Schossler (PPS) – Cumprimentou a todos. Agradeceu o apoio recebido pela SER Aimoré, que participou do campeonato Regional de futebol Amador. Citou matéria de jornal que versa sobre a situação de um menino transplantado no bairro das industrias, e reiterou que é preciso agradecer a administração quando as coisas boas acontecem. Declarou-se favorável aos projetos de auxilio financeiro, pediu apenas cuidado dos secretários com o orçamento no quesito das contratações emergenciais. Falou sobre as lixeiras instaladas em diversos pontos da cidade. Em aparte o vereador Andreas lamentou que o pároco da paróquia da Boa União.