Tribuna 08/12/2014 PDF Imprimir E-mail

Tribuna da Câmara de Vereadores de Estrela

Sessão do Dia 08/12/2014

 

Gerson Adriano da Silva (PT) – Cumprimentou a todos. Falou sobre o recebimento do prêmio recebido pela administração, pelas boas práticas no portal da transparência. Falou sobre sua visita às obras do bairro das indústrias e como essa melhoria vai melhorar o fluxo do transito em nossa cidade. Parabenizou os instrutores do Projeto Brigada Mirim e cumprimentou o comandante ressaltando que entende que o batalhão de Estrela necessita de mais soldados mas vem fazendo um bom trabalho. Destacou o concurso cartaz da paz, promovido pelo Lions Club, que agraciou crianças, e também outros voluntários, em especial a esposa do colega Lui Schneider, Dona Terezinha, pelo trabalho desenvolvido. Falou sobre o evento de aniversário da associação de Karatê, que começou no Vale do Taquari com o atual vice-prefeito Valmor há 21 anos. Falou sobre as diversas atividades de artes marciais desenvolvidas no dojo e na rede municipal de ensino. Em aparte Lui agradeceu a referencia ao premio recebido por sua esposa, e lembrou que no prêmio concedido pelo Lions Club também foram agraciadas outras personalidades que prestam relevantes serviços à comunidade.

 

Paulo Roberto Birck (PTB) – Cumprimentou a todos. Lamentou as noticias de mais um caso de fraude no leite. Falou sobre sua preocupação com o impacto destes sucessivos escândalos envolvendo a cadeia produtiva do leite gaucha nos mercados do resto do país, que compram os produtos daqui, e que isso baixa o preço do produto e prejudica principalmente os produtores. Lamentou que o secretário da agricultura em entrevista em rádio, se nomeou autor do projeto de beneficio aos jovens empreendedores rurais que permanecerem no campo, enquanto segundo o vereador, que se revelou um dos idealizadores ao lado do prefeito e de outras lideranças, e acusou que o secretário não ajudou em nada, sequer informando quando foi solicitado, o numero de jovens no interior. Birck reiterou que aguarda um contato com um pedido de desculpas e uma retratação por parte do secretário. Falou sobre a prestação de contas aos usuários do pronto socorro, reiterando que esses procedimentos de fiscalização já ajudou muito na melhora do atendimento. Birck informou os índices de atendimentos no pronto socorro nos meses de outubro e novembro. Afirmou que na prévia dos doados divulgados já é possível afirmar que a média de atendimentos do ano deve ser alta, e pediu que sempre que possível os usuários que não estiverem em casos de urgência que busquem o posto de saúde antes de se deslocar diretamente ao Pronto-socorro. Falou de uma reunião em março próximo, para qual estão convidados todos os vereadores, para visitar o hospital e ouvir prestação de contas de aplicação dos recursos recebidos pela casa de saúde. Falou sobre a falta de medicamentos, e explicou que muitas vezes os médicos receitam medicamentos referência, e que estes estão em falta, mas que na farmácia do município os genéricos e similares estão sobrando. Sugeriu que os pacientes peçam que o médico prescreva também o nome do medicamento genérico. Em aparte o vereador Marcelo Braun alertou a população que nos casos de receita de medicamentos similares, que o paciente se informe se o mesmo já tem aprovação da Anvisa.

 

Felipe Schossler (PPS) – Cumprimentou a todos. Lembrou que em sessões anteriores alertou para o baixo efetivo da Brigada Militar, mas que há duas semanas um rapaz de Arroio do Ouro foi assaltado e a Brigada agiu rapidamente e prendeu o meliante, ressaltando que o batalhão merece o reconhecimento pelo bom trabalho executado, mesmo com as dificuldades enfrentadas. Falou sobre a queda de luz que ocorreu na tarde que antecedeu a sessão, e que isso ocasionou diversos transtornos no comércio. Revelou que em contato com os responsáveis da região da AES Sul, foi informado que ocorreu uma falha em um computador. Em aparte o vereador Marcelo Braun ressaltou que já fez contato com os mesmos responsáveis e que o problema já foi resolvido. Schossler destacou que é preciso atentar para a troca de lâmpadas em postes. Destacou que fez uma solicitação que foi atendida por uma melhora no loteamento Jardim das Pedras. Falou sobre o recolhimento de entulhos que segundo o edil quando há necessidade deveria se quebrar o cronograma e atender. Falou sobre a necessidade de melhoria e colocação de areia em canchas esportivas no bairro auxiliadora.

 

Élio Jair Kunzler (PTB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre o incêndio em uma casa que ele testemunhou e elogiou a assistência dos bombeiros, que prontamente atenderam. Parabenizou a AES Sul pela troca de postes que a companhia vem fazendo para melhorar o atendimento a população. Parabenizou o deputado Busatto pela emenda liberada para pavimentação de duas ruas, que na ultima semana ocorreu a assinatura do contrato de execução das obras. Lembrou que sua ida a Brasília se deu em abril de 2013 e somente agora a obra se concretiza. Em aparte o vereador Andreas parabenizou o colega pelo trabalho de buscar essa verba para beneficiar a comunidade. Élio agradeceu à central de projetos do município, ao vice-prefeito e ao ex-presidente do legislativo José Alves. Kunzler lembrou da fala do colega Felipe sobre tatus em obras, e brincou que destinou dois cachorros para evitar que os tatus atrapalhem as obras.

 

Paulo Floriano Scheeren (PPS) – Cumprimentou a todos. Falou sobre a iluminação natalina, destacando que a cidade está bonita, cumprimentou os patrocinadores que viabilizaram. Manifestou preocupação sobre os fios de iluminação que foram colocados na praça, questionando se os bombeiros fiscalizaram e se houve projeto, pois em dias de chuva os fios estão ao alcance de crianças, afirmando temer uma fatalidade. Falou sobre a urgência de alguns projetos, e lembrou que o colega líder de governo, Luiz Fernando Schneider solicitou encarecidamente que o Paulão aceitasse a tramitação, e reiterou que é importante, mas acusou que o projeto chegou atrasado, e que precisou ser substituído pois estava errado, afirmando que por este tipo de coisa acontecer é perigoso solicitar urgência. Scheeren comentou os projetos que deram entrada, prevendo auxílios, e afirmou que não é contra, mas que muitos deles não são urgentes, citando a APAE como uma prioridade que não está incluída nesse lote de auxílios. Pediu que o valor que o presidente vai devolver ao executivo ainda este ano, que seja destinado à APAE. Falou sobre a troca de local da sede do posto de saúde do bairro das industrias, e elogiou que todos os vereadores receberam convite para a reinauguração, mostrando organização. Falou sobre a receita de medicamentos genéricos, e que algumas pessoas não acreditam em genéricos. Falou sobre os dados de atendimentos do pronto-socorro, trazidos pelo colega Paulo Birck, afirmou que muito ainda deve ser melhorado, mas muito já melhorou, e classificou os resultados como positivos, em especial após as cobranças feitas pelo legislativo. Em aparte Andreas destacou a parceria do Hospital com a secretaria de saúde e a câmara de vereadores. Scheeren destacou as melhorias observadas em especial no bairro Boa União, cumprimentando o secretário de obras pelo empenho. Em aparte Lui solicitou o depoimento do colega Tillwitz sobre o atendimento do Hospital Estrela a pessoas de fora da cidade. Tillwitz afirmou que o atendimento no Hospital foi muito bom.