Tribuna 28/07/2014 PDF Imprimir E-mail

Tribuna da Câmara de Vereadores de Estrela

Sessão do Dia 28/07/2014

 

Felipe Schossler (PPS) – Cumprimentou a todos. Falou sobre notícia de que o governo federal quer renegociar dívidas com clubes de futebol, e o vereador se manifestou contrário, pois os clubes tem dinheiro para pagar salários astronômicos para atletas, e citou outros perdões de dívidas que deveriam ser considerados, como para agricultores, e também atentar para o montante que retorna aos municípios. Pediu sensibilidade à presidente da república sobre este tema. Sobre as obras no bairro Auxiliadora, falou sobre a entrevista em que o prefeito afirmou que as obras deveriam iniciar antes do período eleitoral, mas reclamou que não ouviu nada sobre problemas no projeto e citou que a Caixa Econômica Federal também tem sua parcela de responsabilidade na fiscalização da obra. Lembrou que conforme fora anunciado, a execução das obras dependia apenas do bom tempo, e que o clima colaborou mas as obras não tiveram andamento. Reiterou que como oposição estará sempre pronto para defender a população, cobrando quando for preciso e apoiando quando for necessário. Pediu a secretaria de obras que proceda com serviço de roçadas no bairro Cristo Rei. Parabenizou a todos os envolvidos na organização do desfile em comemoração ao dia do colono e motorista.

 

Lorena Hauschild (PR) – Cumprimentou a todos. Falou sobre a programação em homenagem ao dia do colono e motorista, exaltando o trabalho do homem do campo. Hauschild destacou a participação de diversas comunidades no desfile ocorrido. Falou sobre os troféus entregues aos destaques do campo. Parabenizou os agricultores pela passagem do seu dia. Falou sobre a formação de uma comissão formada para tratar de melhorias a serem implementadas na área da cascata Santa Rita, revelando que já foram realizadas diversas reuniões com secretário municipal e até mesmo com o prefeito. Se disse muito feliz pela obra na Boa União, que ampliará o trecho no acesso ao bairro. Em aparte o vereador Ernani destacou que as obras para a nova praça também iniciaram. Lorena destacou que no caso da ampliação no acesso ao bairro, os trabalhos se desenvolveram durante o fim de semana. Falou sobre o projeto que cedia um espaço em uma praça na Boa União para a AJES e que o trabalho não se desenvolveu. Em aparte o vereador Ernani destacou que o trabalho não ocorreu por falta de interesse do envolvido pela AJES.

 

Vanderlei Eidelwein (PR) – Cumprimentou a todos. Parabenizou o presidente do sindicato e demais organizadores pela programação em homenagem ao colono e motorista ocorrido na semana anterior. Falou sobre a imigração alemã, resgatando a história de sua própria família, que na região instalou-se primeiramente na Linha Lenz. Solicitou ao secretário de obras atenção Rua Geraldo Pereira que precisa de roçadas, bem como algumas ruas no bairro Cristo Rei. Em aparte a vereadora Lorena parabenizou o jornal Folha de Estrela, pela editoria especial sobre a imigração alemã.

 

Luiz Fernando Schneider (PMDB) – Cumprimentou a todos. Se disse feliz pela notícia de que o vereador Felipe Schossler esteve conversando com o secretário de planejamento. Falou sobre a manifestação da vereadora Lorena acerca das obras de pavimentação, e destacou que a burocracia atrasa o processo. Reiterou que a administração encaminha o projeto e faz a licitação, e por se tratar de verba federal, a própria Caixa Economica Federal é quem paga ao executor. Em aparte o vereador Élio destacou que não há motivo pra críticas pois as obras serão feitas. Lui cedeu o restante de seu tempo ao colega Adriano Scheeren.

 

Paulo Roberto Birck (PTB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre o evento em homenagem ao colono e motorista, destacando a participação de todos os envolvidos bem como dos comerciantes que pararam suas atividades e prestigiaram a passagem da carreata, e frisou que hoje a agricultura familiar mostrou sua força, apresentando máquinas de grande porte, sem esquecer de pessoas que participaram com seus pequenos tratores. Sugeriu que seja retomada a Festa do colono durante as festividades de aniversário do município em maio. Ressaltou que recebeu diversos elogios pela participação dos vereadores, reiterando que a participação dos edis reitera que a câmara representa a todos os estrelenses. Parabenizou uma ideia do colega Paulo Floriano Scheeren, que foi a exibição das novas máquinas a serviço da prefeitura. Parabenizou os agricultores pela passagem do seu dia, destacando que hoje já se fala em empreendedor rural. Em aparte Lui Schneider questionou o papel da Emater nesse processo, ao que Birck destacou como muito importante. Birck parabenizou a cobertura dos 190 anos de imigração alemã feita pelo jornal Folha de Estrela. Lembrou que a câmara sedia a exposição referente a este tema.

 

Paulo Floriano Scheeren (PPS) – Cumprimentou a todos. Cumprimentou o jornal Folha de Estrela pelo trabalho editado sobre a imigração alemã. Destacou a iniciativa do presidente da casa para que os vereadores participassem do desfile do dia do colono e motorista. Falou sobre o projeto da praça no bairro Boa União, reiterou a fala de um líder comunitário que busca assinaturas para que a área da praça não seja colocada sob responsabilidade de uma igreja. Falou sobre o projeto de cedência de área para a AJES, que na época foi contrário, pois o então administrador já havia sido retirado via judicial. Falou sobre o projeto 132 que tem um parágrafo desencontrado na explicação. Falou sobre promessa de verbas do estado que não vieram para asfaltamento na RS 129, e que o trecho já teve autorização da câmara para ser municipalizado, mas que não sabe da contrapartida do governo do estado. Em aparte o vereador Lui Schneider destacou que o que cabia ao governo do município foi feito. Scheeren questionou porque não se fala mais sobre as capatazias. Em aparte o vereador Marcelo revelou que as capatazias serão abertas em outubro. Por fim, acusou que o presidente não conduziu de maneira idônea o sorteio do uso da tribuna deixando o vereador Adriano por último. Paulão reiterou que sabe se defender e reiterou a acusação de que o colega Adriano mentiu. Em aparte o vereador Marcelo destacou que alteração na ordem do uso da tribuna é comum  e que isso não é argumento.

 

Adriano Scheeren (PSB) – Cumprimentou a todos. Elogiou o desfile em homenagem ao dia do colono e motorista. Lembrou de outras manifestações dos colegas sendo contrários ao emplacamento de máquinas agrícolas, e ressaltou que no desfile da semana anterior os vereadores se manifestaram contrários, pois o emplacamento é porta de entrada para permitir a cobrança de outros tributos, como IPVA, e sugeriu que se for preciso pagar este tributo, que o município busque forma de ressarcir os agricultores destes valores. Falou sobre o asfalto na comunidade da Linha Delfina, que segundo o edil já teve que passar por reparos e já está com problemas, e lembrou que alguns colegas se manifestam como se a atual administração nada está fazendo, mas apresentou documentos que provam que este asfalto na Delfina está na verdade sendo pago pela atual administração, revelou ter cópias do documento para a imprensa. Sobre a manifestação do colega Paulo Scheeren na sessão anterior, quando Adriano esteve ausente por doença, o chamando de mentiroso, e lembrou sua fala, reiterando que não disse em momento algum que a administração anterior tinha mais operadores do que máquinas. Adriano destacou que sobre o asfaltamento da RS 129, o vereador Paulão não mexeu um dedo sequer, e reiterou que não é justo que o colega vá ao bar daquela comunidade falar ofensivamente contra os colegas, Pida reiterou que em momento algum desrespeitou alguém, sendo seu eleitor ou não, mas disse que foi procurado por moradores sobre este fato. Destacou que a administração passada passou dois mandatos sem fazer nada por esta questão, e questionou se a culpa é do vereador, ou do prefeito que está há um ano e meio na chefia da administração. Reiterou que vai continuar a luta em busca deste asfaltamento, e que os moradores daquela área merecem respeito. Lembrou que as capatazias foram fechadas justamente na administração passada.