Tribuna 14/07/2014 PDF Imprimir E-mail

Tribuna da Câmara de Vereadores de Estrela

Sessão do Dia 14/07/2014

 

Luiz Fernando Schneider (PMDB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre o Programa Gaúcho de microcrédito, que tem uma base de atendimento dentro da prefeitura, relatando conversa com microempresária do município que elogiou a iniciativa. Em aparte o vereador Paulo Roberto Birck (PTB) lembrou que este projeto iniciou com a parceria da Faculdade La Salle, e que o crédito, oferecido com baixas taxas de juros é ofertado também à agricultores. Schneider comemorou a chegada da sétima máquina para a secretaria de Agricultura em um ano e meio. Relatou conversa com o vice-prefeito onde o mandatário solicitou que o líder de governo convidasse os demais edis para o ato de entrega de um veículo ao conselho Tutelar. Ressaltou que a vinda deste veículo se deve a articulação política do prefeito e do vice de Estrela.

 

Felipe Schossler (PPS) – Cumprimentou a todos. Falou sobre a Copa do Mundo e lamentou o desastre, como classificou, o resultado da seleção brasileira dentro de campo. Lamentou também a forma com que foi aplicado o dinheiro público na realização deste evento. Citou fala da presidente que definiu como pequenos este valores comparados com os investimentos em saúde e educação. Schossler reiterou esperar que após a eleição os repasses de verbas não sejam esquecidos. Pediu que a presidente não esqueça dos problemas do PA[is, e reconheceu que o país melhorou em vários setores, mas tem muito para melhorar. Em aparte o vereador Gerson Adriano da Silva ressaltou que em investimentos federais, o governo de Estrela já recebeu em torno de R$60 milhões. Schossler reiterou que espera que isso continue. Em aparte o vereador Marcelo Braun (PSDB) ressaltou que a secretaria de saúde do município representa em investimentos mais de 18% do orçamento, diferente da gestão anterior. Em aparte o vereador Luiz Fernando Schneider lembrou que a presidente Dilma é a maior autoridade do país e foi vaiada por uma minoria. Schossler ressaltou que não era o momento de vaiar a chefe do estado brasileiro. Em aparte Ernani de Castro lembrou que antigamente era preciso esperar em uma fila no INSS para uma consulta, e hoje há praticamente um posto em cada bairro. Schossler ressaltou que é favorável ao que está bom. Falou sobre a preocupação com os recentes escândalos envolvendo a cadeia produtiva de leite e elogiou algumas agroindústrias que fazem um trabalho sério. Por fim parabenizou o vereador Lui pela menção as conquistas do governo municipal.

 

Lorena Hauschild (PR) – Cumprimentou a todos. Falou sobre repercussão na imprensa de roteiros turísticos de caminhadas na região, e destacou que é seu desejo ver a cascata Santa Rita como um ponto a ser explorado turisticamente. Destacou que a estrada de acesso à Cascata está praticamente intransitável. Sugeriu a formação de uma comissão de vereadores para dar o pontapé inicial nesta proposta. Paulo Birck se declarou parceiro da iniciativa e lembrou que a cascata recebeu a primeira hidrelétrica da cidade, e o fato de ser a única queda d’água no município. Andréas ressaltou que é imprescindível o diálogo com o setor do meio ambiente. Vanderlei parabenizou a colega pelo empenho nesta causa e lembrou de momentos que passou na cascata. Birck ressaltou que as cataratas do Iguaçu que é em Àrea de Proteção Permanente, mas que mesmo assim está aberto ao Turismo. Lorena falou sobre programação do Dia do colono e Motorista que será celebrado neste mês. Comemorou o anuncio de um veículo a ser entregue ao Conselho Tutelar. Finalizou celebrando a vitória da seleção Alemã, ressaltando ser horrível o que fizeram vaiando a presidente durante a Copa, e traçou um paralelo com o comportamento dos Alemães.

 

Paulo Floriano Scheeren (PPS) – Cumprimentou a todos. Sobre a Copa do Mundo, afirmou que a seleção brasileira não estava preparada, pois sofreu 10 gols em duas partidas. Falou sobre as benfeitorias da seleção alemã na Bahia, que doou 10 mil euros para aquisição de uma ambulância entre outras ações. E sobre os japoneses destacou que os torcedores, ao fim das partidas recolhiam o lixo por eles produzido. Lamentou que o dinheiro investido na construção de alguns estádios não verá retorno e poderia ter sido investido em saúde e educação. Em aparte o vereador Marcelo Braun ressaltou que o custo de manutenção de um estádio como o de Manaus é de mais de meio milhão mensal. Scheeren ressaltou que permitiu a tramitação em urgência de dois projetos pela importância dos mesmo, e destacou que o projeto de auxílio ao encontro de corais está marcado no calendário de eventos, e mesmo assim vem para a câmara em urgência, ressaltando que este tipo de desorganização não pode ocorrer. Marcelo Braun ressaltou que este projeto em específico veio em urgência por atraso na entrega do plano de aplicação por parte da Liga de Corais. Luiz Fernando Schneider reiterou esta afirmação. Scheeren falou sobre as máquinas que vieram para o município e elogiou a máquina recém-chegada, mas lamentou que a outra máquina, de origem chinesa, que segundo o edil, não serve para os serviços necessários ao município. Cumprimentou os empresários do setor do leite presentes no plenário.

 

Ernani Luis de Castro (PMDB) – Cumprimentou a todos. Parabenizou o STR e o prefeito pela parceria nas programações do dia do colono e motorista. Destacou que a atual gestão está acabando com as dúvidas sobre sua competência, e ressaltou que é hora de alguns mudarem o discurso de que nada está acontecendo no município. Lembrou de sua viagem à Brasília no ano anterior, e que foi questionado sobre a efetivação dos encaminhamentos feitas na capital federal, e que na semana anterior já foi aprovado mais um ajuste de orçamento com a inclusão de verbas para estes projetos. Falou sobre a vinda das máquinas e que o projeto para melhoria nas estradas do interior já está em andamento. Ressaltou o início das obras de asfaltamento de ruas pelo PAC 2, obras em ginásios e investimentos em saúde. Luiz Fernando Schneider destacou que diversas destas visitas à Brasília estão sim trazendo recursos. Élio destacou que o parque de máquinas está defasado há mais de 20 anos, e destacou que os opositores deveriam aplaudir, pois todas as máquinas estão trabalhando, e se há alguma parada, não é por falta de dinheiro e sim por falta de operador qualificado. Ernani reiterou que o salário da função é melhor na iniciativa privada, por isso a dificuldade de contratar estes profissionais. Adriano destacou que antes não havia máquinas para operar, e é normal agora que haja dificuldade em achar operador porque chegaram muitas máquinas. Castro disse que a câmara dá conta de um grande volume de projetos e é preciso pensar em prol do município.

 

Marcelo Braun (PSDB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre a vinda do veículo para o Conselho tutelar e destacou o empenho do prefeito nesta questão. Falou sobre as parcerias no município, destacando a parceria para realização da Festa do colono e motorista. Em aparte o vereador Paulão reiterou que os agricultores não deveriam ser obrigados a emplacar máquinas que transitam apenas na roça. Braun discorreu sobre a programação da festa.

 

Paulo Roberto Birck (PTB) – Cumprimentou a todos. Também falou sobre a festa do colono e do motorista e a instituição de troféu para os destaques, ressaltando a importância de valorizar estes trabalhadores. Destacou a parceria do STR com a administração para que o poder público transporte o adubo adquirido via sindicato pelos produtores, o que vai representar uma economia para os produtores. Falou por fim da festa da Liga de Corais do município.