Tribuna 28/04/2014 PDF Imprimir E-mail

Tribuna da Câmara de Vereadores de Estrela

Sessão do Dia 28/04/2014

Ernani Luis de Castro (PMDB) - Cumprimentou a todos. Parabenizou os 85 anos do Hospital Estrela. Falou sobre o acesso que os vereadores têm nas secretarias em especial na saúde, para esclarecer fatos como a destinação dos valores aprovados pela câmara.  Declarou-se favorável ao projeto de repasse de recursos ao Hospital. Falou sobre o projeto de Lei que determina a estruturação dos novos loteamentos também se declarou favorável, justificando que o projeto visa beneficiar o povo.

Paulo Floriano Scheeren (PPS) – Cumprimentou a todos. Falou sobre uma noticia, acerca de uma criança no nordeste que passou por quatro médicos até que descobriu-se que o caso era uma pequena pilha no nariz, evidenciando o descaso.  Parabenizou o secretário da saúde por ter conquistado a vinda de um casal de médicos cubanos para atender a população de Estrela. Falou sobre a cobrança da taxá de lixo e ressaltou que há irregularidades e que acionará o Ministério Público. Ressaltou que a empresa que faz o recolhimento de lixo em Estrela é a mesma que não conseguiu apresentar negativas em Lajeado, e questionou como eles conseguem trabalhar em Estrela. Denunciou que no novo loteamento popular há muito barro após a última chuva e que as máquinas não estavam trabalhando. Declarou-se contrário ao projeto dos loteamentos, alegando que a audiência pública decidiu que o projeto seria retirado para modificações, o que não foi feito, declarando que infelizmente é voto vencido e que o projeto será aprovado mas que as consequências serão sentidas no futuro.

Lorena Hauschild (PR) – Cumprimentou a todos. Parabenizou a equipe do Hospital Estrela pelo trabalho desenvolvido. Relatou reunião dos vereadores do PR com o secretário Elmar Schneider onde foram apresentados detalhes sobre repasse de verbas ao Hospital. Lorena se declarou contrária ao projeto dos loteamentos alegando que votará somente a favor do povo e que alguém está mentindo. Marcelo esclareceu que o projeto tem direcionamento de beneficiar o povo, e ao invés de cobrar as melhorias em um ano, esse valor acrescido aos terrenos será diluído no período do financiamento. Lorena reiterou que muitas dúvidas ainda pairam sobre a matéria.

Luiz Fernando Schneider (PMDB) – Cumprimentou a todos. Desejou boas vindas ao casal de médicos cubanos. Comentou que o repasse de verbas do município ao Hospital Estrela e declarou-se favorável ao projeto. Reiterou que é muito positivo que o hospital tenha se comprometido, em negociação com o Poder Executivo, a ampliar o atendimento de plantão. Sobre o projeto dos loteamentos, reiterou que respeita os colegas que já se manifestaram contrários, mas que o projeto beneficia sim os urbanizadores que poderão sim repassar o valor a ser diluído no financiamento.

Bélkis Carolina Calsa (PPS) – Cumprimentou a todos. Reiterou que vai discutir os projetos no momento correto, mas alinhou-se ao colega Paulo Scheeren, do PPS, por ter a coragem de manifestar sua opinião no sentido de agir de forma fiscalizatória. Parabenizou a administração pela decoração e eventos de páscoa que transcorreram no mês. Contou uma história de uma avó sua que buscou atendimento de saúde no então recém fundado Hospital Estrela. Reiterou que Estrela sempre teve uma tradição de bem atender. Ressaltou que a Igreja católica sempre teve iniciativas na construção de escolas, hospitais e cemitérios, quando as igrejas mais novas não fazem pelos outros setores.

Andreas Hamester (PP) – Cumprimentou a todos. Desejou boas vindas ao casal de médicos cubanos recém chagados a Estrela. Falou sobre os investimentos que Estrela vem buscando através de projetos e que no dia seguinte a sessão haverá uma reunião para apresentar esses projetos, em especial na área de esporte e lazer. Falou sobre o encaminhamento do projeto, destacando o processo de debates com participação do executivo, legislativo e da direção do hospital para atender as reivindicações da população. Parabenizou o colega Paulo Birck por uma indicação encaminhada. Falou sobre a abertura da exposição sobre os 50 anos dos grupos de danças folclóricas que ocorre em Porto Alegre. Elogiou a coragem da colega Bélkis por destacar o trabalho das igrejas católica e luterana.