Tribuna 14/04/2014 PDF Imprimir E-mail

Tribuna da Câmara de Vereadores de Estrela

Sessão do Dia 14/04/2014


Sessão.

 

Paulo Floriano Scheeren (PPS) – Cumprimentou a todos. Falou sobre sua participação na missa em comemoração aos 75 anos do Hospital Estrela. Citou matérias veiculadas na imprensa regional e estadual sobre a situação dos hospitais e exaltou a qualidade dos serviços prestados pela casa de saúde estrelense. Reiterou que há pontos a serem melhorados mas que ainda assim o atendimento é bom em relação a outras regiões. Falou sobre as informações que recebeu sobre o processo de aquisição das latas de lixo e ressaltou ser positivo o fato de apenas uma empresa de Estrela ter participado do pregão presencial e acusou o fato de que as latas propostas deveriam ter capacidade de 25 litros, mas que na realidade tem 18 litros. Scheeren afirmou que vai levar a denuncia ao Ministério Público. Criticou as máquinas que foram pouco usadas e não cumpriram todos os serviços. Desejou a todos uma feliz páscoa.

 

Gerson Adriano da Silva (PT) – Cumprimentou a todos. Cumprimentou a Central de Projetos e a Emater pela obtenção de recursos para projeto de aquisição de ureia e adubos para a cadeia produtiva de leite no município. Falou sobre a reforma da feira do peixe, que deve receber melhorias em sua estrutura física em breve. Ressaltou o empenho do Poder Executivo. Falou sobre a entrega das escrituras aos moradores do bairro Boa União. Cumprimentou os diversos setores envolvidos na concretização deste projeto.

 

Vanderlei Eidelwein (PR) – Cumprimentou a todos. Falou sobre a cobrança da taxa do lixo. Relatou o caso de um munícipe que recebeu a cobrança da mesma em duplicidade, e que mesmo após constatado o pagamento ele precisou pagar mais taxas para abertura de protocolo para anulação da cobrança. Falou sobre a participação do secretário da saúde na semana anterior, quando questionado sobre a falta de remédios o secretário confirmou. Eidelwein revelou que foi ao posto verificar a situação e que realmente faltam remédios, mas que o secretário Schneider garantiu que até meados deste ano a situação deve ser regularizada. Eidelwein relatou sobre a contratação de uma equipe para estudo de melhorias para o trânsito, que segundo o edil está demorando. Falou sobre o projeto de cedência de funcionário para a Vovolândia São Pedro ao qual se declarou favorável.

 

Bélkis Carolina Calsa (PPS) – Cumprimentou a todos. Parabenizou um pai que trouxe seu filho para acompanhar a sessão. Cumprimentou a organização do Festival do Chucrute e do grupo de danças na pessoa do colega Andreas. Sobre a fala do colega Paulo Scheeren, a respeito das latas de lixo ressaltou que se o contrato previa uma litragem de capacidade e foi entregue com outra é muito grave, e mais grave ainda é o fato de a lata ser de um material diferente do que foi contratado. Ressaltou que o vereador de oposição por vezes acarreta antipatia, mas a de vereador não é ser simpática. Reiterou que preza muito a pessoa do prefeito, mas que a função de prefeito também não é de ser simpático. Revelou ter acompanhado a fala do prefeito na reunião-almoço da CACIS, e que no futuro, deve abordar aspectos da fala do mandatário. Bélkis comentou que a comunidade católica está empreendendo um restauro do patrimônio e que ao questionar os colegas descobriu que nenhum pedido de auxilio financeiro foi encaminhado. Afirmou que já que o município dispões de dinheiro segundo o prefeito, vai pedir que o padre solicite apoio do poder público para esta reforma. Desejou a todos uma abençoada páscoa.

 

Marcelo Braun (PSDB) - Cumprimentou a todos. Parabenizou o aluno Douglas Hauschild de estrela que recebeu medalha de ouro em um concurso no México. Braun destacou o potencial intelectual do município. Destacou que por muitos anos, diversos prefeitos prometeram resolver o problema da falta de escrituras no bairro Boa União, e deu os parabéns a equipe da Sec. De Planejamento pelo empenho e parabenizou principalmente a administração. Ressaltou a emoção das famílias ao receber. Braun falou sobre a dedicação dos envolvidos na organização do Festival do Chucrute. Falou sobre o projeto de reforma política, que alinharia as eleições em diferentes esferas para o mesmo ano. Solicitou que os colegas pressionem seus deputados para votarem favoráveis a essa reforma. Em aparte o vereador Paulo Scheeren cumprimentou o colega pelas palavras e reiterou que em eleições de todas as esferas no mesmo ano, quem será beneficiado é o povo brasileiro. Braun reiterou que se todos os vereadores de todos os municípios pressionarem o projeto tem chance de aprovação. Em aparte Lorena questionou os colegas de PMDB sobre as verbas encaminhadas pelo senador Pedro Simon. Braun desejou a todos uma feliz Páscoa.

 

Ernani Luis de Castro (PMDB) - Cumprimentou a todos. Sobre o questionamento da colega Lorena ressaltou que o Senador Pedro Simon é um dos poucos que não tem rabo-preso. Também relatou a emoção dos munícipes que receberam escritura de suas casas no bairro Boa União. Sobre a acusação do colega Vanderlei Eidelwein de que houveram poucas melhorias no trânsito ressaltou que muito já foi feito, e sobre o trevo da Boa União a empresa Conpasul venceu a licitação mas ainda não deu início nas obras. Agradeceu o secretário de obras por ter encaminhado a execução de um pedido do vereador para melhorias nas bocas de lobo nas imediações da Escola Nicolau. Relatou o caso de um soldado de Estrela que ao atender um chamado em Arvorezinha e que um jovem que havia tentado suicídio e foi regatado da beira do rio pelo militar. Castro sugeriu o encaminhamento de moção em prol de conceder uma homenagem ao soldado por ato de bravura. Desejou a todos feliz páscoa.

 

Luiz Fernando Schneider (PMDB) – Cumprimentou a todos. Destacou a palestra do deputado Osmar Terra, no Colégio Santo Antônio para diversos jovens falando sobre os danos do uso de drogas. Também deu destaque a palestra do prefeito na Reunião-almoço da Cacis. Ressaltou a abordagem do prefeito acerca dos investimentos e busca de recursos. Lui afirmou que o prefeito foi aplaudido de pé pelos presentes após sua explanação. Citando a colega Bélkis, relatou que na fala da colega a mesma utilizou uma conjugação errônea, quando afirmou que investimentos “iriam” ser feitos, quando segundo Schneider, as verbas já estão aplicadas no município, citando como exemplos as casas populares em construção em Novo Paraíso, e também o projeto de pavimentação de ruas pelo PAC 2. Schneider ressaltou que a colega está em seu papel de oposição, mas que é preciso reconhecer os feitos já realizados. Em aparte a vereadora Bélkis pediu ao colega Lui que encaminhasse relatório das verbas e suas respectivas contas, ao que Lui solicitou que a colega faça o encaminhamento através da câmara. Também em aparte o vereador Paulo ressaltou que fez pedido sobre os valores vindos de Brasília há 3 semanas e ainda não recebeu nada. Por fim Schneider destacou a passagem do aniversário do Hospital Estrela e cumprimentou a direção da casa de saúde. Desejou Feliz Páscoa.

 

Paulo Roberto Birck (PTB) – Cumprimentou a todos. Felicitou o Hospital Estrela pelo aniversário, destacando a excelência dos serviços prestados pela casa de saúde. Falou sobre o caso da venda fracionada de combustíveis nos veículos agrícolas. Pois segundo o edil a nova lei que permite a venda deste material para o agricultor, mesmo confrontando a lei que proíbe o transporte destes materiais no veiculo de passeio. Cumprimentou o deputado Heitor Schuh do PSB, através do colega Pida Scheeren, por ter encaminhado pleito dos agricultores quanto este quesito das embalagens. Em aparte o vereador Marcelo Braun rememorou a antiga lei que exigia kit de primeiros socorros e que o mesmo nunca funcionou. Também em aparte o vereador Paulo Scheeren cumprimentou o colega Birck pela preocupação, pois ressaltou que a lei ainda exige que além de não ser permitido o transporte de combustíveis em carro de passeio, a multa é para o condutor e para o dono do posto. Bélkis citou que sequer pode ser utilizada a lata de lixo. Lui memorou que houve um período em que a legislação exigia emplacamento de veículos agrícolas, Braun corrigiu o colega Lui afirmando que a lei ainda existe e se o veículo transitar em estradas fora da propriedade precisa de emplacamento, sob pena de ser guinchado caso não esteja regularizado. Birck falou sobre uma pesquisa feita junto aos trabalhadores rurais, que através de mais de 30 questões avaliou o conhecimento dos cidadãos sobre o que é e como funciona o SUS, e que o sistema recebeu uma cotação alta. Falou sobre o debate acerca do papel dos conselheiros no conselho de saúde. Sugeriu que se a câmara ainda não tem assento no Conselho de saúde, que este seja criado. Desejou feliz páscoa a todos.

 

Lorena Hauschild (PR) – Cumprimentou a todos. Falou sobre a Palestra sobre drogas proferida pelo médico Osmar Terra, classificando a palestra como a melhor que já acompanhou. Destacou o estrago que as drogas causam na vida das crianças e adolescentes. Em aparte a vereador a Bélkis ressaltou que ouviu de colegas professoras avaliaram positivamente a palestra. Lorena relatou uma história compartilhada pelo deputado Osmar Terra que em viagem à China descobriu que drogadição lá é crime penalizado com morte. Parabenizou o governo de Estrela por trazer a palestra aos jovens do município. Falou sobre o encontro do sindicato dos trabalhadores rurais onde ocorreu a pesquisa sobre o SUS. Lorena ressaltou o elevado uso de agrotóxicos registrado nos alimentos. Em aparte o vereador Lui lembrou da prestação de contas apresentada pela colega na semana anterior devido a viagem a Brasília, e que a colega esqueceu de mencionar que foi investigar a vida do senador Pedro Simon. Lorena ressaltou que apenas pediu para os colegas investigarem. Bélkis ressaltou que a vereadora Lorena tem tanto direito quanto qualquer cidadão de investigar a vida de qualquer agente público, em especial de um senador que há muitos anos é pago com dinheiro público.

 

Élio Jair Kunzler (PTB) – Cumprimentou a todos. Parabenizou a irmã Teresia pela condução do Hospital. E Kunzler ressaltou que é preciso reconhecer e parabenizar, não apenas criticar. Elogiou a iniciativa do governo municipal por trazer aos jovens estrelenses a palestra com o médico Osmar Terra. Reiterou sua esperança de que a palestra tenha efeito prático nos jovens. Sobre a fala da colega Bélkis sobre a  vinda de verbas federais, Élio sugeriu que a vereadora acompanhe as obras como as casas populares. A vereadora ressaltou em aparte, que as casas não serão pagas pelo governo federal e sim pelos munícipes. Élio esclareceu que as casas serão pagas pelo cidadão mas apenas no valor de 9 mil, o restante é de incentivo.  Em aparte o vereador Ernani reconheceu que os vereadores de oposição estão cumprindo seu papel, mas sugeriu que estes busquem também com seus deputados verbas para Estrela. Lorena rebateu afirmando que a bancada do PR foi a Brasília buscar recursos. Kunzler novamente citando a fala da vereadora Bélkis sobre incentivo à Igreja Católica, afirmou que a instituição tem fins lucrativos e que não merece auxilio financeiro.