Tribuna 07/04/2014 PDF Imprimir E-mail

Tribuna da Câmara de Vereadores de Estrela

Sessão do Dia 07/04/2014

Paulo Roberto Birck (PTB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre os dados de uma pesquisa do IPEA sobre a opinião de mais de 26% dos homens que acreditam que a roupa das mulheres influencia para que estas sejam estupradas. Birck reiterou que este número é preocupante e sugeriu que sejam feitas campanhas de conscientização não apenas sobre o tema da pesquisa citada, mas reforçar a educação sexual de forma mais ampla nas escolas. Em aparte o vereador Luiz Fernando Schneider parabenizou o colega pelo tema importante trazido para a discussão e sugeriu que também seja feito um trabalho de prevenção ao uso de drogas.

 

Vanderlei Eidelwein (PR) – Cumprimentou a todos. Falou sobre sua viagem a Brasília, destacando que a capital federal é o local onde é preciso apresentar os projetos em busca de recursos. Ressaltou a busca de recursos já empreendida pela colega de partido Lorena Hauschild (PR) e agora também por ele. Falou sobre o encontro da família Eidelwein, ressaltando a importância da família na formação do cidadão. Pediu sensibilidade à sociedade na questão da correta destinação do lixo.

 

Lorena Hauschild (PR) – Cumprimentou a todos. Desejou boas-vindas a nova colega Bélkis e de pronto reiterou desejo de melhoras no estado de saúde do colega licenciado Felipe Schossler (PPS). Falou sobre sua ida a Brasília e os projetos lá encaminhados. Falou sobre os cães abandonados relatando um caso de um cão de rua que atacou uma senhora. Em aparte o vereador Paulo Birck reiterou que o abandono de animais ocorre não só na cidade mas também no interior.

 

Bélkis Carolina Calsa (PPS) – Cumprimentou a todos. Lembrou de sua ultima passagem no legislativo e agradeceu a recepção que teve. Agradeceu o ex-prefeito Celso Bronstrup que a convidou para concorrer ao Legislativo. Desejou pronta recuperação ao colega Felipe Schossler (PPS), afirmando que vai buscar representar o colega com honradez. Cumprimentou o colega Paulo Birck pelas palavras acerca dos dados do IPEA sobre estupro, e ressaltou que o Brasil tem um clima que praticamente exige o uso de menos roupa, lembrou que nos primórdios da colonização do país, os padres rezavam missas de batina para índios nus, e que não adianta a humanidade evoluir em diversos aspectos e regredir em outros. Afirmou que a sociedade está adoentada, e que a educação não pode ser apenas da escola, mas sim passar por uma reestruturação do núcleo familiar. Encerrou agradecendo a Deus a oportunidade e pediu a Ele que possa ser a porta-voz dos anseios da comunidade.

 

Paulo Floriano Scheeren (PPS) – Cumprimentou a todos. Fez referencia ao filme reproduzido antes da sessão anterior e que pode refletir sobre o golpe militar e traçou um paralelo com as manifestações ocorridas em 2013. Questionou se a sociedade está preparada para a Copa do Mundo que ocorre dentro de alguns meses. Cumprimentou os jornalistas pela passagem do seu dia, e citou uma reportagem com um economista que apontou que com os gastos com estádios para a Copa poderiam ser erguidos doze hospitais altamente equipados. Em aparte a vereadora Lorena afirmou que em sua viagem a Brasilia constatou que nos aeroportos há dificuldades com o grande fluxo de aeronaves e se preocupou com o aumento desse fluxo no período da Copa. Scheeren cumprimentou o secretário Schneider. Repassou aos colegas governistas uma reclamação de alguns cidadãos sobre os trabalhos desenvolvidos pela secretaria de obras que empreenderam pinturas em horário de grande movimento. Por fim solicitou ao presidente autorização para viajar à Brasilia. Reiterou que a Câmara de Vereadores em breve deve ter assessores para cada vereador.

 

Andréas Hamester (PP) – Cumprimentou a todos. Falando à colega Lorena ressaltou que no ano anterior foram aprovados dois projetos sobre animais. Lembrou aos edis que para resolver o problema é preciso fiscalização efetiva, controle de animais e aumento do canil municipal, campanhas de conscientização e todos estão sendo encaminhados. Em aparte o vereador Marcelo Braun reiterou que esse problema não se resolve da noite pro dia e que é preciso fazer algo de efetivo. Hamester destacou que estas ações constam no plano divulgado no ano anterior. Ernani de Castro cobrou que os fiscais precisam ser mais efetivos. Élio ressaltou que já foram feitas vacinações e que é preciso fiscalizar e cobrar mais ações da ONG que recebe dinheiro público.  Hamester, falou que é a favor da Copa, pois o brasileiro precisa aprender o momento de se manifestar, e que os contrários à Copa deveriam ter se manifestado quando o então presidente ofereceu o país para receber o evento. Falou sobre as mortes que ocorrem no país diariamente no país. Encerrou reforçando o convite aos colegas para a festa de lançamento do Chucrute

 

Adriano Scheeren (PSB) – Cumprimentou a todos. Deu boas-vindas a colega Bélkis e lembrou dos tempos que foi aluno da agora colega de legislativo. Saudou o secretário Elmar Schneider parabenizando-o pelo trabalho a testa da secretaria. Citou a prestação de contas do prefeito ocorrida na semana anterior no distrito de Delfina. Falou sobre o projeto que cria os cargos de coordenadores de capatazias. Falou sobre a importância de o município dispor de maquinário para atender as localidades do interior. Agradeceu o secretário de obras por atender alguns pedidos encaminhados.

 

Ernani Luis de Castro (PMDB) - Cumprimentou a todos. Falou sobre a entrega das escrituras das casas do loteamento popular no bairro Boa União para cerca de 60 famílias. Em aparte o vereador Gerson destacou o trabalho técnico da administração em busca da solução deste problema, evidenciando o comprometimento do governo com estas famílias. Castro ressaltou que a atual administração conseguiu reduzir o percentual orçamentário da folha de pagamento. Ressaltou que é preciso viajar à capital federal se isso trouxer recursos. Gerson destacou o papel do vice-prefeito na busca de recursos federais. Castro ressaltou que as viagens são importantes mas é preciso programar assas viagens com antecedência para economizar recursos públicos.

 

Élio Jair Kunzler (PTB) – Cumprimentou a todos. Destacou os esforços de diversos vereadores em busca de recursos federais. Parabenizou o patrão do CTG Raça Gaudéria presente no plenário. Cumprimentou demais pessoas presentes.