Tribuna 09/09/2013 PDF Imprimir E-mail

Tribuna da Câmara de Vereadores de Estrela

Sessão do Dia 09-09

 

Gerson Adriano da Silva (PT) - Cumprimentou a todos. Iniciou falando sobre o sucesso da MultiFeira, tanto pela visitação de público quanto pelo empenho dos expositores em bem atender. Falou sobre o desfile de 7 de setembro e a importância de os jovens se envolverem com as questões cívicas.

 

Luiz Fernando Schneider (PMDB) – Cumprimentou a todos. Reiterou as palavras do colega Gerson da silva sobre a organização do desfile cívico e da MultiFeira, destacando neste ultima a participação das agroindústrias. Falou sobre a visita dos secretários da administração antes das sessões para esclarecer dúvidas e estreitar essa relação Executivo-Legislativo. Lembrou de épocas em que os secretários municipais não atendiam convites da Câmara para esclarecer dúvidas.

 

Vanderlei Eidelwein (PR) – cumprimentou a todos. Também falou sobre a 3 edição da Multifeira que foi agraciada com tempo bom e obteve sucesso. Falou sobre alguns números preliminares da feira. Parabenizou a Cacis e à comissão organizadora do evento. Ressaltou a importância do desfile cívico para aproximar a comunidade deste dia importante. Afirmou que ainda existem problemas quanto a coleta do lixo, mas por parte da população, que não atenta para os dias e locais corretos para desfazerem-se dos dejetos, que em épocas de cheia do rio, acabam no manancial. Falou sobre o projeto que prevê a instalação de abrigos de ônibus.

 

Ernani de Castro (PMDB) - Cumprimentou a todos. Falou sobre o sucesso da MultiFeira. Parabenizou os organizadores do evento. Elogiou o desfile cívico e o envolvimento da comunidade. Lamentou que no dia do desfile houve registros de vários acidentes de trânsito, pedindo atenção aos condutores. Parabenizou a Secretaria de Desenvolvimento Urbano pelo serviço de recapeamento asfaltico em diversos locais da cidade. Elogiou o cobertura da Multifeira pelos veículos de comunicação, em especial a rádio Studio. Em aparte o vereador Lui Schneider comentou sobre a distribuição das vagas em creches no município.

 

Andréas Hamester (PP) – Cumprimentou a todos. Ressaltou a fala dos colegas sobre o sucesso da multifeira. Falou também sobre o desfile cívico e sobre a programação da Semana Farroupilha. Falou sobre a visita dos secretários municipais, em especial do secretário de educação que explicou aos edis sobre o novo sistema de distribuição de vagas em creches que será implantado. O secretário de administração falou aos vereadores sobre os planos de melhoria principalmente na telefonia rural.em aparte o vereador Elio Kunzler relatou o funcionamento da nova telefonia. Falou também sobre a coleta seletiva. Em aparte o vereador Ernani de castro falou sobre a intenção do governo de colocar placas com estas informações em todos os bairros. Em aparte o vereador José Itamar Alves lembrou que os folders contendo os roteiros de coleta seletiva estão sendo distribuídos nas escolas. Por fim contou que na próxima semana ampliará o debate sobre o projeto estadual do Passe Livre. Convidou os presentes para prestigiarem a Tribuna Livre da próxima sessão.

 

Felipe Schossler (PPS) – Cumprimentou a todos. Falou sobre entrevista do governador Tarso Genro, em que o mesmo classificou os protestos em frente sua residência como prepotência, e segundo Schossler, prepotência é o governador não cumprir as promessas de campanha. Criticou os gastos de deputados. Em aparte Lui Schneider concordou com as afirmações de Schossler sobre os gastos dos deputados. Sobre as afirmações sobre o governador Lui lembrou que as manifestações como as do CPERGS são um problema histórico. Schossler criticou um deputado do mensalão que pediu aposentadoria por invalidez. Lembrou de um acidente na ultima semana na Avenida rio Branco, e criticou o Samu, pois relatou que tentou chamar o SAMU e não conseguiu, mas chamou os bombeiros que em dois minutos estavam no local, mas quando chegou o SAMU, os bombeiros tiveram que retirar a vítima de sua viatura para passar ao SAMU. Criticou essa burocracia que muitas vezes pode custar vidas. Em novo aparte o vereador Lui parabenizou os bombeiros por um atendimento preciso prestado a um vizinho seu na ultima semana. Por fim Schossler parabenizou a organização da multifeira opelo sucesso do evento.

 

Paulo Floriano Scheeren (PPS) – Cumprimentou a todos. Cumprimentou os organizadores da Multifeira pelo sucesso do evento, estendendo cumprimentos aos expositores. Destacou aqueles que participaram do desfile cívico, ressaltando a preocupação do coordenador de trânsito que estava pessoalmente orientando o fluxo. Pediu providências quanto a sujeira deixada por frequentadores do trevo do município. Falou sobre os empresários e agricultores que precisam de terraplanagem e tem o direito de receber o serviço da administração, mas fato que segundo o edil não vêm acontecendo. Em aparte o vereador Lui Schneider pediu que Scheeren trouxesse o texto da Lei que prevê esse auxilio para agilizar o atendimento. Em aparte o vereador Marcelo Braun revelou que a prática atual da administração, por ocasião de as máquinas estarem travadas, e que a administração está pagando parte dos serviços, e que havia uma demanda reprimida oriunda do governo anterior, Scheeren justificou afirmando que sabia de qual caso Braun estava falando e que nessa situação a terraplanagem foi feita esse ano. Falou sobre a prestação de contas da administração, que afirma priorizar a transparência, mas questionou que o prefeito disse ter R$ 11 milhões em caixa, mas não consegue realizar algumas obras. Scheeren questionou que não há transparência pois ainda não foi respondido o seu pedido de informação. Falou sobre matéria do Jornal A Hora que afirma que havia material escondido, e afirmou que a liberação só ocorreu agora, e que não havia nada escondido. Falou novamente sobre a obra que está alagada no centro.

 

Adriano Scheeren (PSB) – Cumprimentou a todos. Parabenizou a organização da MultiFeira, pelo sucesso da programação. Falou sobre o desfile cívico e aproveitou o momento para refletir sobre o compromisso da classe política com melhorias para a população. Elogiou o atendimento da secretaria de obras que consertou uma situação crítica em uma estrada do interior. Parabenizou as empresas que cederam funcionários para auxiliar no atendimento às famílias atingidas pela cheia e receberam um agradecimento pelo apoio. Falou sobre o excesso de velocidade praticado por alguns condutores em alguns pontos da cidade. Falou sobre algumas providências que estão sendo tomadas pela administração em prol de diminuir esses riscos.

 

José Itamar Alves (PTB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre reunião no dia seguinte, que acontece na câmara, para tratar de um simulado de emergências químicas. Parabenizou a organização da Multifeira. Falou sobre a intenção da administração de erguer um grande centro de eventos para sediar a MultiFeira e outros eventos de grande porte. Elogiou o desfile cívico e os jovens que se apresentaram na ocasião. Dirigindo-se ao colega Paulo Scheeren, comentou que um governo ao assumir um mandato enfrenta problemas diversos, e ressaltou que entende a preocupação de Paulão, e convidou o colega a procurar o prefeito para esclarecer algumas dúvidas direto com o Poder Executivo. Em aparte o vereador Elio Kunzler ressaltou que apesar de o vereador Paulo falar em transparência, o caso dos dejetos na Polar, havia uma parede escondendo. Lamentou que o antigo governo não resolveu o fato. Em aparte o vereador Paulão respondeu ao colega Kunzler que na época Minas do Leão não aceitava esses dejetos. Ao vereador Alves, Paulão afirmou que foi procurar o prefeito mas que não foi atendido em seus pedidos.