Tribuna 02/09/2013 PDF Imprimir E-mail

Tribuna da Câmara de Vereadores de Estrela

Sessão do Dia 02-09

 

Felipe Schossler (PPS) – Cumprimentou a todos. Iniciou falando sobre um lema de uma campanha antiga que usava os pedágios como critica ao governo Britto. Afirmou que apesar do preço do pedágio ter baixado, é preciso melhorias nas estradas. Falou sobre a necessidade de fiscalização do tribunal de contas, em especial sobre a licitação das máquinas. Em aparte o vereador Ernani de Castro alegou que houve a denuncia por parte de uma empresa que não participou da licitação e afirmou que a documentação está em dia e tudo será resolvido. Também em aparte o vereador Adriano Scheeren afirmou que é procedimento padrão dos órgãos de fiscalização abrir investigação. Schossler criticou a conduta da Câmara dos Deputados que votou para manter o mandato de um deputado presidiário, criticando em especial a conduta de vários deputados gaúchos que não compareceram à Sessão.

 

Luiz Fernando Schneider (PMDB) – Cumprimentou a todos. Respondeu ao vereador Felipe Schossler sobre as questões sobre a licitação das máquinas adquiridas pela administração municipal. Lui lembrou que não houve sequer apontamento do Tribunal de Contas, apenas a solicitação de maiores esclarecimentos. Schneider se disponibilizou a trazer a documentação da licitação para o vereador. Felipe Schossler, em aparte, esclareceu que não é só do interesse dele, mas sim da população. Em aparte o vereador Élio Kunzler (PTB) também afirmou ter se informado sobre a situação e verificou que tudo está correto. Lui falou sobre as máquinas recentemente adquiridas e que não podiam circular sem estarem emplacadas, mas que graças a uma resolução recente do CONTRAN já podem rodar. Cumprimentou o vereador Gerson Adriano da Silva pela proposição do projeto que estabelece a Comenda Ilse Maria Hardt, lembrando de uma tentativa sua de um projeto semelhante que não obteve sucesso na aprovação. Cumprimentou o vereador Paulo Floriano Scheeren pelo projeto de criação de um cadastro de doadores de sangue. Falou sobre o projeto que extingue cargos e deve ser votado nas próximas semanas.

 

Lorena Hauschild (PR) - Cumprimentou a todos. Falou sobre o projeto que cria o Conselho Municipal do Idoso. Comentou a publicação de um colunista de um jornal regional que relatou a visita dos técnicos da EGR que foram apresentados aos problemas na RS 453 que cruzam o bairro Boa União, e ressaltou a importância de pensar não só na solução dos problemas atuais, mas também se previna problemas futuros, em especial nos acessos do bairro Boa União e também na comunidade de Novo Paraíso. Revelou reunião com os vereadores do bairro Boa União com o Secretário da Saúde, que explicou aos edis a atual situação do posto de saúde do bairro, e especialmente sobre a construção de um novo posto de saúde. Também falou sobre a ampliação da creche do bairro.

 

Paulo Floriano Scheeren (PPS) – Cumprimentou a todos. Explicou que não esteve na ultima sessão por estar em procedimento de cirurgia, e ressaltou o reconhecimento dos colegas durante este período. Comentou o caso da manutenção de um deputado preso, e que os deputados gaúchos, em sua maioria faltaram a sessão. Questionou se situação semelhante acontecesse na região. Lamentou este fato. Em aparte o vereador Lui Schneider afirmou estar também envergonhado com essa situação e ressaltou a importância do voto. Scheeren ressaltou a importância da participação popular nas sessões. Paulão falou sobre a votação do PPA na sessão anterior, em que cinco de suas sete emendas foram reprovadas. Questionou se faltou conhecimento dos colegas, se houve ordem do prefeito para que os colegas votassem daquela maneira ou se foi retaliação por ele ser oposicionistas. Em aparte o vereador Adriano Scheeren relatou que as emendas do vereador foram rejeitadas pois já existe verbas federais. Paulão relatou que o hoje secretário Marco Wermannn em outra legislatura obrigou via justiça que se pagasse as passagens de estudantes e hoje ele diz que isso não PE necessário. Em aparte a vereadora Lorena Hauschild (PR) ressaltou que no quesito das passagens ela e o colega Vanderlei apoiaram. Por fim Paulão comentou o seu projeto de cadastro de Doadores de Sangue. Falou também sobre a MultiFeira que ocorre no próximo fim de semana.

 

José Itamar Alves (PTB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre a importância da presença do público durante as sessões. Falou sobre a votação das emendas do vereador Paulo Scheeren, que segundo Alves, durante uma reunião na câmara com o Prefeito, e lembrou que os 8 partidos que compõem o Poder Legislativo não dizem amém para o Prefeito, diferente de outros tempos nos quais os vereadores é quem iam à Prefeitura. Comentou que algumas emendas para obras propostas pelo colega Paulão já estão sendo feitas. Cumprimentou a secretária que está deixando a casa, e ressaltou a competência da mesma. Cumprimentou o Jornal Folha de Estrela pela cobertura da cheia do Rio Taquari.  Falou sobre a programação da 3ª edição da Multifeira, e lembrou que em outros tempos os investimentos eram feitos na ExpoVale, mas hoje Estrela tem sua própria feira.

 

Marcelo Braun (PSDB) – Cumprimentou a todos. Ressaltou a presença de público nas sessões. Falou sobre a situação da licitação das máquinas que foram denunciadas no Tribunal de Contas. Braun afirmou que essa discussão prejudica a comunidade, pois as máquinas não estão servindo à população. Pediu que o tribunal atentasse a isso, para não prejudicar a comunidade. Falou sobre sua luta antiga pela colocação de redutores de velocidade na RS 129, na comunidade de São José. Relatou seus diversos pedidos ao DAER e nunca foi atendido. Em aparte o vereador Alves sugeriu que se marque uma data para trancar a rodovia. Braun lembrou de manifestação semelhante por melhorias na Rota do Sol, mas lamentou que muitas vezes não é atendido. O edil pediu mais uma vez pela colocação de redutor de velocidade e acostamento, pois não quer que mais mortes ocorram. Relatou que os moradores do bairro Cristo rei estão felizes com a Multifeira, pois agora as ruas estão limpas.

 

Ernani de Castro (PMDB) - Cumprimentou a todos. Falou sobre a reunião dos vereadores da Boa União com o secretário da Saúde Elmar Schneider. Revelou os números de consultas marcadas no posto do Bairro. Falou sobre a situação dos horários de atendimentos dos postos de saúde nos bairros, e revelou que pediu ao secretário Schneider a ampliação do atendimento no turno da noite. Em aparte o vereador Luin Schneider revelou que recebeu elogios, pois a situação de filas para atendimento está sendo resolvida. Falou sobre a sua briga com o DAER pela melhoria nas estradas, principalmente na Boa União. Revelou que foi buscar soluções junto a EGR, e os técnicos já estiveram na cidade. Mas Castro lembrou que não adianta só agradecer pela vinda dos técnicos, mas também cobrar a solução de fato. Comentou que sua preocupação também é com os acessos ao município, que principalmente na BR 386 estão precários, e que o jornal O Informativo fez matéria sobre a questão, e castro lembrou que os órgãos como DNIT e DAER ficam no jogo de empurra-empurra. Em aparte o vereador Gerson questionou a qualidade do serviço de recapeamento feito pela concessionária de pedágio, pois em seis meses já está apresentando problemas. Ernani convidou os presentes para ficarem após a sessão para a homenagem ao grupo de bolão da Sociedade Rio Branco.

 

Gerson Adriano da Silva (PT) - Cumprimentou a todos. Se disse feliz por participar do grupo de voluntários que realizou um pré-estudo por melhorias no trânsito. Falou sobre a Multifeira e a expectativa de público. Lembrou da programação da Semana da Pátria que tem eventos nas escolas. Falou sobre o trabalho da Defesa Civil, Secretarias, e voluntários que ajudaram nos trabalhos durante a cheia do rio no fim de semana anterior.

 

Andréas Hamester (PP) – Cumprimentou a todos. Falou sobre a visita do vereador de Lajeado Carlos Eduardo Ranzi, ressaltando a importância de os municípios serem soberanos, mas sem esquecer os vizinhos, lembrando que principalmente no âmbito cultural. Falou sobre o desfile de Sete de Setembro. Comentou as potencialidades da Multifeira. Comentou a importância de um evento como esse receber apoio da comunidade. Falou sobre o momento da semana da pátria servir para uma reflexão de cidadania que devemos fazer em relação à nossa comunidade. Pediu consciência dos eleitores, principalmente na hora do voto. Falou sobre a conquista da equipe de bolão da Sociedade Rio Branco no campeonato estadual, ressaltando que quando se fala bem de casos como esse, é uma referência positiva para a cidade. Em aparte a vereadora Lorena Hauschild cumprimentou o grupo de bolão pela conquista.