Tribuna 10/06/2013 PDF Imprimir E-mail

Tribuna da Câmara de Vereadores de Estrela

Sessão do Dia 10-06

 

 

Adriano Scheeren (PSB) – Cumprimentou a todos. Destacou as melhorias na telefonia do interior, que está sendo instalada pela administração. Agradeceu ao Prefeito pelo empenho na viabilização do projeto de telefonia no interior. Falou sobre a visita dos vereadores á Creche Casa da Criança na sexta-feira anterior, em que foram constatadas irregularidades na compactação do solo, que com a ação das chuvas está cedendo. Scheeren destacou que esta situação atrapalha ainda mais o setor da educação, que está com déficit de vagas. Ressaltou que as portas não são adequadas para aquelas instalações. Em aparte o vereador José Itamar Alves destacou que não se sabe as reais condições da estrutura, que já apresenta rachaduras. Ainda em aparte o vereador Lui Schneider perguntou se dentro do orçamento de R$100 mil, divulgado pela secretaria de educação, para conclusão da obra está previsto o mobiliário. A vereadora Lorena Hauschild lembrou que dentro da estrutura atualmente utilizada pelo educandário, duas salas necessitam de reforma no piso. Adriano Scheeren falou também sobre a limpeza de ruas e melhoria nos acessos nas localidades do interior. Falou sobre a Banda Vulgar, de Estrela, que está concorrendo em um concurso da RBS TV.

 

Ernani de Castro (PMDB) - Cumprimentou a todos. Lembrou que na sessão anterior ele e o colega Marcelo Braun solicitaram o patrolamento da estrada João Lino Braun entre a Boa União e a Linha São José. Falou sobre sua visita ao DNIT na semana anterior para falar sobre as condições da Passarela sobre a BR 386 em Estrela, e do acesso. Falou sobre a necessidade de atenção a casos como o de um jovem que depredou o Hospital, em aparte o vereador José Itamar Alves revelou que o jovem era de Lajeado e segundo informações estava sob efeito de drogas. Em aparte, o vereador Lui Schneider parabenizou o vereador Ernani pelo nascimento do seu filho.

 

Vanderlei Eidelwein (PR) - Cumprimentou a todos. Falou sobre o projeto de Lei nº100 aprovado na semana anterior, que aumenta o valor do vale-alimentação, ressaltando que o Poder Legislativo está sempre ajudando o Poder Executivo, mas relatou que foi procurado por servidores aposentados que não recebem vale alimentação, e se sentiram injustiçados, e pediu que o líder de governo na Câmara leve esta preocupação ao Sr. Prefeito. Em aparte o vereador Lui Schneider ressaltou que Eidelwein está correto e que vai ser buscada alternativa a isso. Eidelwein reclamou do Pronto-Socorro do município, pois ano após ano não há melhoria, relatando um caso em que um familiar necessitou dos serviços e não foi bem atendida, em função das dores que sentia foi ao pronto-atendimento em Lajeado, onde foi bem atendida e medicada, sendo liberada em breve. Questionou o que ainda falta para melhorar o atendimento. Relatou outra ocasião com familiar seu que também não foi devidamente atendida, ressaltou que esta preocupação não é por causa de seus familiares, mas por todos que acessam esse serviço. Em aparte o vereador José Alves sugeriu que a diretora do Hospital seja convocada para responder a uma comissão de vereadores. Eidelwein falou sobre a denuncia feita na semana anterior, de que uma secretaria estaria usando um carro alugado, sugeriu que um veiculo fosse adquirido.

 

Lorena Hauschild (PR) – Cumprimentou a todos. Falou sobre matéria do Jornal informativo a respeito das UTI’s. Ressaltou que os hospitais tiveram prazo de três anos para separar as UTI’s pediátricas e neonatais, prazo que se encerra em novembro próximo. A vereadora disse que conversou com a direção do Hospital e ouviu que será mantida apenas a Unidade Neonatal. Citou que em Lajeado a situação é mais preocupante, pois foi liberada verba pelo deputado Enio Bacci, mas o secretário estadual estaria dificultando essa liberação. A vereadora manifestou preocupação com essa situação.relatou que há poucas semanas familiares seus precisaram de atendimento no Hospital Estrela e o atendimento foi bom. Em aparte o vereador Ernani disse que quando paciente é atendido dentro do hospital o atendimento é bom, o que apresenta problema é justamente o encaminhamento. Hauschild disse que desconfia que o problema sejam os profissionais. Em aparte o vereador Paulo Floriano Scheeren ressaltou que a direção do Hospital deve ser convocada para prestar esclarecimento à comissão de saúde da Câmara. A vereadora Lorena destacou q8ue é importante ouvir também a diretora do Hospital. Em aparte o vereador Gerson destacou da fala de Vanderlei que em Lajeado a análise do exame é muito mais rápida. Sobre a Creche casa da Criança, que recebeu a visita de vereadores na ultima sexta-feira, afirmando que essa situação deve ser observada e resolvida, para que as mães possam colocar as crianças na Crecha e trabalhar tranquilas. Em aparte o vereador Élio destacou que serão R$100 mil só para reformas, sem contar os gastos com mobiliário.

 

José Itamar Alves (PTB) - Cumprimentou a todos. Iniciou convidando a comunidade a participar da Conferência nacional das cidades, etapa Estrela, que ocorre na Câmara de vereadores na próxima quinta-feira, que tratará de diversos assuntos relacionados com a reforma urbana. Cumprimentou a escola 20 de Maio pelo seu aniversário. Cumprimentou a Secretaria de Obras pelas limpezas de ruas no interior. Em aparte o vereador Pinho também parabenizou a secretaria pelas ações no bairro Auxiliadora. Alves destacou que ainda esta semana a direção do Hospital Estrela será chamada para prestar esclarecimentos sobre o atendimento no pronto-socorro. Destacou que há dificuldades de encontrar médicos para atender, em especial nos postos de saúde, ressaltando que este problema prejudica também a qualidade do atendimento. Em aparte, o vereador Paulo Floriano Scheeren afirmou que tem que acabar com a triagem, e sim o paciente ser atendido direto pelo médico. Em aparte o vereador Lui Schneider destacou que existem áreas em que se encontra mais dificuldades, e lembrou que além das verbas públicas que o Hospital recebe convênios como Unimed e IPE, por exemplo.

 

Gerson Adriano da Silva (PT) - Cumprimentou a todos. Falou sobre os debates propostas na programação da semana do meio ambiente. Falou sobre a necessidade de a população atentar para o uso da faixa de segurança nas ruas, e principalmente aos motoristas para que respeitem a faixa de segurança, para evitar acidentes. Em aparte o vereador Ernani destacou que muitas vezes aos pedestres também não respeitam a faixa de segurança. Também em aparte o vereador Paulo Floriano destacou que é necessidade urgente o retorno das lombadas eletrônicas, que obriga os condutores a reduzirem a velocidade sob o perigo de levar multa. Silva afirmou que é importante as lombadas, mas que o principal é a consciência dos condutores. Parabenizou a organização do Festival do Chucrute. Cumprimentou o colégio 20 de Maio pelas comemorações de seu aniversário.