Tribuna 03/06/2013 PDF Imprimir E-mail

Tribuna da Câmara de Vereadores de Estrela - Sessão Ordinária do Dia 03/06/13

Gerson Adriano da Silva (PT) – Cumprimentou a todos.  Falou sobre o projeto de aumento do vale-alimentação do funcionalismo público, lembrando que o orçamento não comporta um aumento de salários, mas que o prefeito garantiu que não vai medir esforços para conceder um aumento ao fim do ano. Em aparte o vereador Adriano Scheeren parabenizou a iniciativa da administração de realizar este esforço em prol da valorização do funcionalismo público. Sobre a Central de Projetos o vereador Gerson parabenizou os trabalhos do vice-prefeito que comanda este departamento e está permanentemente em busca de recursos para o município. Gerson destacou a importância do esporte na formação dos jovens, como forma de evitar as drogas e a criminalidade e também um modo de vida saudável, por isso exaltou um campeonato internacional de voleibol que ocorreu na semana anterior no município. Ressaltou outras posições de destaque que atletas do município alcançaram em competições dos mais variados esportes.

 

Marcelo Braun (PSDB) – Cumprimentou a todos. Lembrou de uma situação recorrente, que já foi destaque em 2011, o trecho da estrada da São José, pois muitos acidentes já foram registrados, e o vereador lembrou que foram pedidos redutores de velocidade, mas que está demanda não obteve sucesso na época. Destacou que hoje existe diálogo com a administração que auxiliou nas negociações junto ao DAER para a instalação de uma elevada que servirá também de faixa de segurança. Braun revelou que serão instaladas duas elevadas na comunidade de São José e outras duas na altura da comunidade de Costão. Falou sobre a precariedade da estrada entre a São José e a Rua João Lino Braun que precisa de melhorias urgentemente.

 

Andréas Hammester (PP) – Cumprimentou a todos. Destacou a programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento Básico, com palestras e ações de plantio de árvores. Afirmou que este é um assunto do qual muito se fala, mas que de concreto, pouco acontece, pois segundo o edil ainda falta mais comprometimento da sociedade e até mesmo falta conhecimento sobre o assunto. Reforçou o convite para a população participar dos debates e ações. Destacou que uma grande agência de turismo está planejando um tour para turismo em nossa região, em especial o roteiro Delícias da Colônia, e esta empresa vai vender pacotes em todo o Brasil para trazer turistas para a região. Hamester acredita que isso trará um bom impacto na economia. Em aparte o vereador Adriano Scheeren ressaltou que em Arroio do Ouro e Figueira está se planejando um roteiro nos mesmos moldes do Delicias da Colônia. Fez um convite à população para participar de um evento beneficente em prol da Liga Feminina de Combate ao Câncer.

 

Ernani Luis de Castro (PMDB) – Cumprimentou a todos. Pediu que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano olhe com atenção para o acesso entre o bairro Boa União e a Linha São José. Destacou que placas indicativas dos pontos da cidade e acesso aos bairros. Ressaltou que a região carece de uma unidade de perícia criminal, citando exemplos de casos em que acidentes com vitimas fatais sofreram demora na remoção dos corpos, justamente por falta de peritos na região. Revelou que já existe mobilização em outras cidades para trazer um perito para atender exclusivamente o vale. Para requerer um perito na região o vereador está encaminhando uma moção à Secretaria Estadual de Justiça. Falou sobre um abaixo-assinado em prol da construção de um acesso que ligue a rua João Lino Braun à BR 386.

 

Paulo Floriano Scheeren (PPS) – Cumprimentou a todos. Citou matéria do Jornal O Informativo sobre a abertura das cancelas nos pedágios na região, ressaltando que não é contra os pedágios, mas sim contra o valor absurdo que vinha sendo cobrado, e elogiou a ação do governo para sanar este problema. Mas manifestou preocupação pois todo o carro que  está rodando paga impostos que deveriam ser utilizados na manutenção das estradas e, segundo o vereador vê este dinheiro retornar em boas estradas. Falou sobre a exigência de emplacamento de maquinário agrícola. Isso prejudicaria o pequeno produtor. Afirmou ser um absurdo que a administração municipal alugue um carro por mais de R$1 mil por mês para servir um secretário, e reclamou que este dinheiro não poderia ser gasto com isso. Acusou que o projeto de aumento do vale-alimentação vai resultar em não aumento para o funcionalismo esse ano. Falou sobre a remoção de uma das sinaleiras na Avenida Rio Branco, pois segundo Scheeren isso melhora o trânsito. Em aparte o vereador Luiz Fernando Schneider pediu que o vereador prove a acusação de que carro está sendo utilizado indevidamente. Em aparte o vereador Élio acusou o governo passado de deixar as secretarias desprovidas de veículos.

 

Felipe Schossler (PPS) – Cumprimentou a todos. Falou sobre o aumento no retorno de ICMS e ISSQN que só está acontecendo graças ao governo passado, pois houve investimento em empresas. Em aparte o vereador Luiz Fernando Schneider ressaltou que é importante lembrar que a Lativida foi reaberta. Schossler falou sobre a situação dos pedágios, lembrando que agora sob a tutela do Estado espera que os serviços de resgate e atendimento sejam mantidos. Ressaltou a importância do esporte, e também falou sobre o festival internacional de voleibol que ocorreu em Estrela, e traçou um comparativo, dando como exemplo uma criança que estiver em atividades educacionais e esportivas está cada vez mais longe das drogas. Afirmou que espera que o atual governo mantenha os investimentos do governo passado.

 

Luiz Fernando Schneider (PMDB) – Cumprimentou a todos. Agradeceu aos colegas vereadores por aprovarem por unanimidade a concessão do titulo de cidadã estrelense à Teresa Cessi Baronio, destacando a biografia da homenageada. Em aparte o vereador Gerson Adriano da Silva  ressaltou estar feliz pela aprovação deste projeto. Ressaltou um relatório sobre as atividades do Poder Executivo, e este relatório será disponibilizado aos colegas vereadores. Lembrou do fechamento do IPE, e relatou as providências tomadas, e pediu ao presidente que uma moção seja encaminhada à chefia do IPE para aceitar o funcionário da prefeitura que já foi disponibilizado, para que assim os serviços possam ser novamente disponibilizados aos estrelenses.