Tribuna 27/05/2013 PDF Imprimir E-mail

Tribuna da Câmara de Vereadores de Estrela

Sessão do Dia 27-05

 

 

Luiz Fernando Schneider (PMDB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre a audiência pública que ocorreu horas antes da sessão, com a presença do secretário municipal da saúde Josué Vogt, que explicou aos edis os trabalhos desenvolvidos pela sua pasta, e Schneider elogiou Vogt pela boa condução desta secretaria. Schneider relatou um caso de uma senhora idosa que necessitava de atenção, e elogiou a prontidão com que este caso foi atendido e ressaltou que já recebeu inclusive um relatório da visita feita à paciente em questão. Falou sobre alguns projetos que foram encaminhados pelo Poder Executivo, entre eles um projeto que prevê convenio do Poder Executivo com a APAE, que autoriza a cedência de um funcionário público para trabalhar nesta entidade, bem como outro projeto que viabiliza espaço para a Cacis. Lembrou que o governo anterior foi muito feliz quando da compra do complexo da antiga Polar, pois hoje é possível centralizar as secretarias nos espaços deste complexo. Destacou a direção do Jornal Folha de Estrela, pela produção de um encarte especial em homenagem aos 137 anos de Estrela. Lembrou que no ultimo dia 21, a presidente do seu partido foi convidada a integrar o diretório nacional do PMDB Mulher.

 

José Itamar Alves (PTB) - Cumprimentou a todos. Falou sobre a audiência pública com explicações do secretário da saúde. Cumprimentou o Caps, pelo bom trabalho que vem sendo desenvolvido. Lembrou que a equipe permaneceu a mesma, destacando que se o trabalho é bem feito, mesmo com a troca de governo este foi mantido. Em aparte, o vereador Lui Schneider reiterou as palavras do vereador Alves e lembrou que ele próprio tem um filho que é atendido pelo CAPS. Alves cumprimentou a comissão organizadora do Festival do Chucrute, que receberam os vereadores para a sessão solene na semana anterior. Parabenizou o aniversário do jornal Folha de Estrela. Falou sobre o oficio que encaminhou e foi subscrito pelos demais vereadores, manifestando a preocupação dos edis quanto à escassez de areia no mercado, o que está prejudicando não só as empresas que vendem areia, mas toda a cadeia de construção civil. Alves lembrou que o metro cúbico de areia que custava R$50 hoje custa o dobro, e essa conta quem paga é o trabalhador. Alves pediu que seja divulgado a moção que a câmara de Estrela está encaminhando ao governo do Estado e as demais câmaras da região pedindo uma solução a esse problema. Alves manifestou sua indignação quanto a essa situação, e reiterou que é preciso responsabilizar os corruptos que causaram esse problema.

 

Vanderlei Eidelwein (PR) - Cumprimentou a todos. Cumprimentou a comunidade de Auxiliadora pela sua festa que transcorreu no dia anterior. Agradeceu ao secretário municipal de obras e ao coordenador de trânsito por terem atendido a um pedido deste vereador pela colocação de um redutor de velocidade na Rua Geraldo Pereira na esquina com a Rua 20 de maio. Falou também sobre o projeto de redução da maioridade penal que está em discussão em Brasilia, Eidelwein afirmou que pouco vai mudar, o importante para o vereador é dar condições para as famílias terem um desenvolvimento. Lembrou que em Estrela existem diversos projetos para afastar a juventude da criminalidade como o Cemai, Brigada Mirim entre outros. Citou uma entrevista do Presidente do Codevat sobre a busca de recursos para a região. Lembrou da fala do vereador Ernani sobre a construção da passarela que cruza a BR 386 e mesmo assim boa parte da população não usa.

 

 

Felipe Schossler (PPS) - Cumprimentou a todos. Parabenizou a comunidade Auxiliadora pela sua festa. Parabenizou também a comissão organizadora do Festival do chucrute. Parabenizou o jornal Folha de Estrela pelo seu aniversário. Pediu que as paradas de ônibus sejam consertadas, para isso pediu apoio dos colegas. Em aparte, o vereador Ernani ressaltou que procurou o secretário de desenvolvimento urbano e recebeu a informação que diversos abrigos serão instalados nos próximos dias. Schossler agradeceu ao coordenador de trânsito pela instalação de lombadas que obrigam motoristas a reduzir a velocidade nos bairros. Falou sobre a situação da areia, Pinho disse não ser contrário a fiscalização do MP, mas disse que não adianta depois de as empresas quebrarem e os funcionários perderem seus empregos que seja feita alguma coisa. Lembrou que este setor é fundamental, pois com o aumento do preço da areia vai puxar o aumento do preço do concreto e por consequência o custo final da obra. Em aparte os vereadores José Alves e Adriano Scheeren reafirmaram a preocupação com essa questão. Falou sobre a sessão solene, na qual o vice-prefeito afirmou que as ultimas administrações estavam adormecidas politicamente, Pinho disse que não concorda, pois lembrou que se hoje a administração tem R$63 milhões para gerir, é mérito do ultimo governo. Se há mais recursos para a saúde, ou para a secretaria que foi criada é porque alguém fez alguma coisa reiterou Schossler.

 

Lorena Hauschild (PR) – Cumprimentou a todos. Parabenizou Estrela pelo seu aniversário, lembrou que por um período de sua vida morou em outra cidade, mas que sempre sonhou voltar ao município de Estrela. Cumprimentou a comunidade evangélica pela organização do festival do chucrute, e parabenizou também a administração pela realização do ParkChoppFest. Parabenizou o Jornal Folha de Estrela pelos seus 14 anos. Falou sobre reunião do Projeto APPIA com o Prefeito e o secretário Cristiano Nogueira, relatou que a diretoria do projeto está muito satisfeita com a atenção que recebeu do Poder Executivo. Falou sobre pedidos de sua autoria, em que solicita iluminação em Novo Paraíso. Falou sobre outro pedido seu, de reforma nos brinquedos nas pracinhas do município. Falou sobre a audiência com o secretário da Saúde, que explicou os trabalhos da pasta. Lembrou do projeto que apresentou há sessões atrás, de alteração sobre o projeto de ligação da BR 386 com a Rota do Sol, em que se manifestou como alternativa e teria dito que era necessário buscar recursos, e na sessão seguinte o vereador Lui Schneider teria dito que a vereadora deveria se informar melhor. Em aparte o vereador Lui disse que se houve de alguma forma desrespeito de sua parte, pedia desculpas.

 

Andréas Hamester (PP) - Cumprimentou a todos. Falou sobre o festival do Chucrute, revelou números que superam os 15 mil visitantes de mais de 60 municípios gaúchos e de fora do estado. Afirmou que cerca de 40% das pessoas que freqüentam os bailes do festival não são de Estrela. Foram registrados visitantes, inclusive de fora do país. Ressaltou a diversidade cultural, de idade e geográfica dos visitantes do festival, afirmando que esse é um dos motivos que leva o festival a crescer a cada ano. Ressaltou que a comunidade evangélica é apenas a organizadora do evento, mas lembrou que o festival do chucrute é uma festa do município. Parabenizou os dirigentes da Cacis, pelo lançamento da EstrelaMultifeira. Hamester destacou que se o festival do chucrute tem o foco de mostrar a cultura e a alegria do município, a multifeira mostra a pujança da cidade. Destacou o aniversário de 52 anos da escola 20 de maio. Falou sobre a convenção municipal do seu partido, ressaltando a personalidade do novo presidente Alfredo Barth. Falou sobre as matérias de cunho histórico da edição especial do jornal Folha de Estrela e parabenizou pelo aniversário do periódico. Falou sobre a questão da passarela sobre a BR 386 e em aparte o vereador Ernani revelou que na próxima semana estará em Porto Alegre em reunião com o DNIT. Hamester lembrou as falas do vereador Felipe sobre o sistema político, e destacou que independente do sistema político o importante é investir em educação.

 

Adriano Scheeren (PSB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre a reforma feita na estrada asfaltada em Delfina, que recebeu criticas do vereador há quase um mês e a empresa já encaminhou a reforma dos trechos críticos, com isso o vereador elogiou o trabalho da empresa. Agradeceu ao secretário de obras pelos trabalhos na estrada municipal Floriano Scheeren em Arroio do Ouro, que segundo o vereador é uma estrada com grande movimento de veículos e pessoas. Scheeren destacou que o trabalho foi feito corretamente, ouvindo a necessidade da população, abrindo as valetas, quebrando pedras e corrigindo o estado da via. Falou sobre a importância de a comunidade acompanhar as obras em sua localidade. Parabenizou os trabalhos da defesa civil que esta realizando cursos de prevenção e combate a incêndio e primeiros socorros nas comunidades. Em aparte o vereador Gerson Adriano da Silva ressaltou que a forma com que a Defesa Civil está trabalhando vai resultar na vinda de recursos federais para este setor no município.

 

Paulo Floriano Scheeren (PPS) - Cumprimentou a todos. Iniciou parabenizando o jornal Folha de Estrela pelo aniversário. Ressaltou que a Folha é o único jornal que divulga o que dizem os vereadores. Cobrou que diversos jornais recebem verbas de publicidade e mesmo assim não divulgam o que acontece no Poder Legislativo. Reiterou que não quer censurar, se a critica for fundamentada ela deve ser publicada, mas não se pode simplesmente não divulgar nada do que dizem os vereadores. Falou sobre a associação de moradores do Bairro das Indústrias, que segundo o edil está trabalhando pensando no futuro. Falou sobre o festival do Chucrute, que é uma festa marcante do município. Cumprimentou a comunidade evangélica que encabeçou a organização do evento. Cobrou que na administração passada o vereador Marco Wermann lutou pela concessão de auxílio nas passagens para alunos do ensino médio, mas que desde o final do ano passado não recebem este auxilio, pois ressaltou as dificuldades que os alunos enfrentam com gastos no transporte até os educandários. Falou sobre a audiência pública com o secretário da fazenda, relatou que encaminhou ao secretário questionamentos que este não soube responder. Falou sobre o aumento do vale-alimentação para o funcionalismo publico. Em aparte o vereador Lui Schneider ressaltou que a antiga administração deixou 47% do orçamento comprometido com folha de pagamento.