Tribuna 25/03/2013 PDF Imprimir E-mail

 

Tribuna da Câmara de Vereadores de Estrela – Sessão Ordinária do dia 25-03

 

Luiz Fernando Schneider (PMDB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre o encaminhamento do processo de limpeza urbana que está sendo desenvolvido, inclusive nos finais de semana, por ordem do Prefeito. Registrou que desde outras legislaturas, toma conhecimento de reclamações sobre a entrega de correspondências pela agência dos correios de Estrela, destacando que os problemas estão sendo resolvidos. Elogiou a postura do vereador Ernani de Castro (PMDB), que visitou o DAER para saber sobre melhorias no trecho da RS 129, na Boa União. Em resposta ao questionamento do vereador Paulo Floriano Scheeren (PPS) na sessão anterior sobre as contratações autorizadas pela Câmara, disse que nenhuma contratação será feita antes de abril. Falou sobre a verba destinada à empresa Camera, pelo Poder Executivo. Sugeriu que os gestores das empresas que recebem incentivo financeiro do município sejam convidados a prestar esclarecimentos na casa. Falando como líder de governo, saudou o prefeito Rafael Mallmann pela palestra proferida na sexta-feira anterior na reunião-almoço. Dirigindo-se mais uma vez ao vereador Paulão, lastimando o estado precário do parque de máquinas, pois afirmou que nenhuma máquina foi adquirida nos anos anteriores.

 

Gerson Adriano da Silva (PT) – Cumprimentou a todos. Afirmou estar orgulhoso do prefeito pela palestra na reunião-almoço da CACIS, onde o mandatário mostrou metas da administração para este mandato, destacando o projeto de revitalização da escadaria de acesso ao Rio Taquari, que com o aumento da segurança, com sistema de câmeras, este vai voltar a ser um espaço para os munícipes possam aproveitar. Falou também sobre a verba do PAC 2, de R$ 8 milhões, que vai possibilitar melhorias na malha viária. Pediu para que todos trabalhem pelo melhor.

 

Élio Kunzler (PTB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre visita que fez à Creche Arco-Íris, elogiando o trabalho das pessoas que cuidam das crianças, chamando-as de segundas mães. Por outro lado, afirmou que foram gastos R$600 mil para reforma daquele educandário, mas em menos de um ano, apresenta goteiras e vazamentos.  Afirmou desconhecer porque foi feito um mau trabalho, afirmando que a administração vai buscar os responsáveis e exigir o conserto destes erros. Citou como exemplo a obra do posto de saúde do bairro Marmitt, acusando o governo passado por mais essa obra errada. Falou sobre a visita dos vereadores à empresa Lativida, e elogiou o empresário Rui Sulzbach e seus funcionários.

 

Ernani de Castro (PMDB) – Cumprimentou a todos. Iniciou falando que nas caminhadas aos finais de semana e se deparou com uma situação que o vereador caracterizou como triste. Viu muito lixo largado pelo parque, que é uma das poucas áreas de lazer deste porte no vale, e cobrou melhor postura desta parcela da população. Afirmou ter ficado feliz por conhecer a estrutura e o projeto de aumento da produção na empresa Lativida, e parabenizou o empresário. Ainda comentou sobre segurança no trânsito. Falou sobre a passarela que liga a Rua Coronel Brito sobre a BR386, ao bairro Boa União. Apresentou em fotos e vídeo as provas de pessoas que passam por baixo da passarela, colocando suas próprias vidas em risco. Revelou que encaminhará um pedido ao DNIT para colocação de uma mureta que impeça a passagem pela rodovia, obrigando os pedestres a utilizarem a passarela. Pediu o apoio da imprensa para divulgar este problema, e ajudar na conscientização da população.

 

Vanderlei Eidelwein (PR) – Cumprimentou a todos. Parabenizou a comunidade de São Jacó, por sua festa realizada no dia anterior a sessão, e a comissão organizadora do Festival do Chucrute, que segundo o vereador mostram, a força das comunidades do interior. Falou sobre a visita dos edis à Lativida. Parabenizou o diretor Rui Sulzbach pela coragem de investir em crescimento em Estrela. Pediu ao Líder de governo que peça à secretaria de planejamento para que seja feito um levantamento das empresas instaladas no município que gostariam de levar suas reivindicações aos vereadores. Agradeceu à Secretaria de obras que atendeu uma demanda do vereador. Falou sobre a situação das creches que segundo o edil estão com déficit de vagas, alegando que falou com o secretário de educação sobre este assunto e recebeu a confirmação de que se está trabalhando pela solução deste problema, bem como o problema do atendimento nas férias, em janeiro e fevereiro. Encerrou desejando uma feliz páscoa a todos.

 

Paulo Floriano Scheeren (PPS) – Cumprimentou à todos. Cumprimentou a comitiva do Festival do Chucrute que falou aos vereadores no inicio da sessão. Citou a fala do vereador Luiz Fernando Schneider (PMDB) sobre o parque de máquinas. Citou um comentário do radialista Paulo Rogério da rádio Independente sobre a palestra do prefeito na reunião almoço da Cacis em que o prefeito teria dito que a ultima máquina teria sido adquirida na década de 1990. Rebateu esta afirmação, dizendo que no ano passado foi adquirida uma máquina, que poderia ser utilizada apenas para fins da secretaria de agricultura, e que isso não estaria acontecendo. Parabenizou o líder do governo pela agilidade em trazer as informações solicitadas na sessão anterior. Afirmou que um caminhão não conseguiu passar por uma estrada municipal que dá acesso à BR 386. Questionou porque não foi colocado brita na referido estrada, se havia a afirmação de que existia brita. Em aparte o vereador Élio questionou porque o ex-prefeito não deixou as máquinas da prefeitura na mesma condição que estavam as máquinas da empresa particular do ex-prefeito. Paulão afirmou que cumprimentou pessoalmente o atual prefeito, que este tem boas intenções, mas que não vai conseguir fazer muito. Em aparte, Lui Schneider questionou se Paulão estaria colocando em dúvida as afirmações, inclusive com registros fotográficos da situação do parque de máquinas. Paulão disse que concorda que as máquinas estão em mal estado. Falou sobre a visita dos vereadores à Lativida.Encerrou seu pronunciamento desejando a todos uma feliz a abençoada Páscoa.

 

Lorena Hauschild (PR) – Cumprimentou à todos. Falou sobre o sucesso da programação do MultiMulher que transcorreu durante o mês de março. Citou a caminhada que aconteceu no fim de semana anterior à sessão, que encerrou com recepção do prefeito em frente à Praça Menna Barreto. Saudou a estrutura disponibilizada para exames e mateada. Falou sobre os terrenos baldios que além de prejudicarem a imagem do bairro e também oferecem perigo como a proliferação de bichos. Em aparte, o vereador Lui Schneider afirmou que esteve em contato com o setor de fiscalização, e este afirmou que existem mais de cem terrenos para serem notificados. Afirmou que deve se fazer um apelo ao setor de fiscalização para acelerar este processo. Lorena afirmou que é preciso usar o bom senso, principalmente por parte dos donos dos referidos terrenos. Em aparte o vereador Gerson corroborou com o risco à saúde que estes terrenos podem provocar. A vereadora falou sobre os postes que estão com lâmpadas queimadas em diversos pontos do município, o vereador Ernani falou que a prefeitura está, através da ouvidoria, estabelecendo um prazo para os consertos. Adriano Scheeren ressaltou que pedir troca de lâmpadas faz parte do trabalho de um vereador, pois a falta de iluminação pública causa insegurança. A vereadora Lorena falou sobre a situação do lixo, ressaltando que poderia ser estudado a colocação do caminhão de recolhimento de lixo. Falou sobre a escolha da Soberanas do município de Sério, da qual participou como jurada. Elogiou a empresa Lativida, fazendo referência à visita dos vereadores. Parabenizou a organização do Festival do Chucrute. Encerrou desejando feliz Páscoa.

 

José Itamar Alves (PTB) – Cumprimentou á todos. Iniciou falando sobre a iluminação pública municipal, afirmando que nos primeiros meses do ano, havia apenas um eletricista da prefeitura, e este estava atendendo às escolas, e agora os demais profissionais da área retornaram das férias. Falou também sobre as dificuldades da fiscalização no tocante aos terrenos baldios, afirmando que a administração está adotando outra postura, e pediu bom senso d a comunidade para cuidar destes terrenos. Sobre a Rua Henrique Uebel, no bairro das Indústrias, que já foi alvo de abaixo-assinado, e pedidos de providências para colocação de um quebra-molas, para obrigar os motoristas que não tem bom senso a reduzir a velocidade, o vereador afirmou que este problema será solucionado em breve com a colocação deste redutor de velocidade, para assim evitar acidentes. Falou sobre a empresa Lativida, a qual o edil parabenizou. Ressaltou que essa administração vai olhar com carinho para ajudar as empresas do município. Alves afirmou que em breve vai pedir que seja encaminhado o projeto que beneficia a Lativida. Falou sobre o convênio de intenções do Poder Executivo com a Cacis em prol do parque municipal para receber eventos de grande porte. Em aparte, o vereador Lui Schneider lembrou que a administração vai transferir diversas secretarias para o antigo complexo da Ambev. Luis ainda falou sobre a importância da iluminação publica na melhoria da segurança. Alves cumprimentou o prefeito por revvelar um projeto de construção de um centro comunitário no bairro Moinhos.

 

Adriano Scheeren (PSB) – Cumprimentou a todos. Parabenizou o Presidente Ernani Sehn da comenda do Festival do Chucrute, ressaltando a importância do festival, que representa o município em outros estados do Brasil bem como no estrangeiro. Falou sobre os buracos feitos pela Corsan, em vários pontos do município, que oferecem risco de acidentes. Afirmou que apenas sinalizar os buracos com cones não resolve o problema. Citou problemas em vias principais do município. Pediu recolocação de lâmpadas em alguns pontos da cidade. Pediu que fosse refeita a travessa que liga São Jacó Baixa a Novo Paraíso. Relatou encontro com o prefeito, em que este revelou a formação de uma força-tarefa entre secretarias de obras e agricultura para atender as demandas de melhorias de estradas no interior. Falou da AECA, que representou o município em Guaíba, onde conquistaram o terceiro lugar em duas categorias, ressaltando a importâncias de levarem ao Poder Executivo para apresentar os trabalhos da Associação. Em aparte, o vereador Gerson ressaltou que o município deve apoiar iniciativas como a da AECA que através do esporte ajudam muitos jovens.