Tribuna 18/03/2013 PDF Imprimir E-mail

Tribuna da Câmara de Vereadores de Estrela 18-03

 

 

Paulo Floriano Scheeren (PPS) – Cumprimentou a todos. Cumprimentou o vereador Adriano Pida pela preocupação com a RS 129, ressaltando que também já fez essas caminhadas, tanto no DAER em Lajeado quanto em Porto Alegre. Lembrou que até abaixo assinado foi coletado por melhorias, mas nunca foi feito nada por parte do DAER. Em aparte, o vereador Adriano Scheeren afirmou que nunca foi feito um projeto por melhorias nesse trecho entre Estrela e Bom Retiro, destacando que há de se fazer a estrada não como um todo, mas em partes.  Paulo Floriano Scheeren rebateu afirmando ser muito difícil de acontecer esta obra de asfaltamento. Perguntou ao líder de governo sobre as contratações que foram autorizadas pela Câmara, principalmente na área da saúde, bem como na secretaria de obras. Em aparte, o vereador Élio lembrou que a ultima máquina adquirida foi para a secretaria de agricultura, fato reiterado por Paulão.

 

Gerson Adriano da Silva (PT) – Cumprimentou a todos. Falou sobre o curso sobre identificações de materiais perigosos, que realizou uma ação de fiscalização na BR 386, destacando que este tipo de ação aumenta a segurança tanto de motoristas quanto da população. Destacou que foi-se o tempo em que  Defesa Civil atendia apenas depois do ocorrido, e que cada dia mais as pessoas estão entendendo a importância da prevenção. Em aparte, o vereador José Itamar Alves, parabenizou a Defesa Civil, na pessoa de Jorge Both. Gerson destacou que hoje a Defesa Civil de Estrela é modelo por adotar atitudes de prevenção juntamente com a comunidade. O vereador disse que é preciso expandir a comunicação sobre as ações da defesa civil.  Falou da importância da colaboração da sociedade dentro de uma estrutura que informa através da defesa civil as ações de prevenção. Afirmou estar feliz pelo convite recebido pela defesa civil de Estrela para um simulado internacional que acontece este ano em Santana do Livramento.

 

Luis Fernando Schneider (PMDB) – Cumprimentou a todos. Iniciou fazendo referencias ao projeto de asfaltamento da RS 129 entre Estrela e Bom Retiro, destacando que o colega vereador Paulo Floriano Scheeren está certo, pois esta é realmente uma demanda muito antiga, principalmente pelas comunidades cortadas por esta via. Relatou que também visitou os órgãos responsáveis em outras épocas, mas não obteve sucesso. Afirmou que este era um momento de reconhecer os feitos da administração anterior, que atendeu a demanda de asfaltar o restante da rua Julio de Castilhos. Sobre as contratações, como líder de governo, prometeu trazer maiores informações sobre a solicitação do vereador Paulo Floriano Scheeren. Cedeu o restante de seu tempo ao vereador Adriano, que pediu união dos parlamentares para buscar força política com os deputados e também junto ao governo estadual para a realização desta obra de asfaltamento da RS 129.

 

José Itamar Alves (PTB) – Cumprimentou a todos. Relatou que na quinta-feira que antecedeu a sessão, esteve em Encantado na audiência publica com o Governador do Estado para discutir o modelo de pedágios. Falou que esteve na companhia do vice prefeito Valmor Griebeler e com o Secretário de Planejamento do município, Marco Aurélio Wermann, e que acompanharam os debates sobre a situação dos pedágios em nossa região. Citou o pedágio de Marques de Souza, que cobra R$14,00 (quatorze reais) para cada passagem, afirmando que isso é um roubo. Falou sobre os trabalhos da máquina cedida pelo governo do Estado para ajudar no projeto de irrigação, destacando a importância da articulação política da base aliada do governo de Estrela que possibilitou a vinda deste investimento. Destacou que diversos agricultores já estão inscritos para receber os trabalhos desta máquina.  Falou que são diversos partidos que estão trabalhando em prol de Estrela. Em aparte o vereador Élio Kunzler destacou que essa máquina realiza o trabalho, segue para outro município, mas deve voltar a Estrela em breve. Alves disse que em breve algumas ruas devem receber atendimento de melhorias, pedindo calma à população. Cumprimentou o prefeito pelo projeto social reaberto no Bairro Moinhos. Elogiou a estrutura do CAPS. Falou sobre as paradas de ônibus que foram danificadas, citando diversos casos. Encerou convidando os colegas para visita à Empresa Latvida na quarta-feira.

 

Ernani Luis de Castro (PMDB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre o encontro estadual dos vereadores do PMDB, que aconteceu na semana anterior em Porto Alegre, destacando a importância da troca de experiências, e ressaltou que na oportunidade, aproveitou a passagem pela capital do estado para visitar deputados, em especial ao deputado Giovane Feltens, que atendeu ao convite de visitar o município já no domingo, quando visitou a confraternização do time veterano da Saba. Parabenizou a diretoria da Saba pelo aniversário. Ressaltou que o deputado se colocou á disposição de Estrela e prometeu voltar ao município em breve. Falou sobre visita ao DAER em Lajeado quando pediu informações sobre a Rota do Sol, no trecho de acesso ao bairro Boa união, ressaltando que o engenheiro Hildo Mourão deixou claro que não foram feitas as melhorias pois o contrato de provimento de material expirou e está em período de repactuação, mas que o DAER pretende trazer uma solução ao problema do desgaste do asfalto, pois será implantado uma placa de concreto armado coberta por uma camada de asfalto. Em aparte, o vereador Elio afirmou que o problema no acesso ao bairro será resolvido quando for feita a obra de ligação da BR 386 com a Rota do Sol. Falou ainda sobre a parada de ônibus

 

Felipe Schossler (PPS) – Cumprimentou a todos. Falou sobre o fim da ditadura militar que permite que ele hoje encaminhe suas reivindicações, lembrando do período da ditadura que impunha censura aos veículos de imprensa e à população em geral. Citou o processo das Diretas Já, dos Caras pintadas que pediram o impeachment de um presidente. Afirmou que hoje é dada a liberdade, mas é preciso ter responsabilidade do que se diz, afirmou que teve em sua família um político que sofreu perseguição do regime. Disse que a liberdade hoje é muito boa, lembrando que a liberdade de cada um vai até o inicio da liberdade alheia. Afirmou que surgem lideranças novas, relatou que esteve acompanhando que a escadaria da Polar vai ser reativada, e classificou que isso é muito bom, destacou que a administração dará sequencia ao projeto que já existia. Parabenizou a escola Vidal de Negreiros, contando que já estudou naquele educandário.

 

Vanderlei Eidelwein (PR) – Cumprimentou a todos. Relatou que na sexta-feira pela manhã acompanhou a reunião do Conselho Municipal de trânsito, onde foram debatidas as possíveis melhorias no trânsito do município. Falou sobre pedidos de autoria do vereador Paulão e do próprio vereador Vanderlei que quando questionado o coordenador municipal de trânsito, este não estava sabendo destes pedidos. Falou sobre o pedido da Brigada Militar que pede um Radar Móvel, que não pode ser comprado, apenas alugado a um custo muito elevado. Comentou uma reportagem que assistiu na televisão sobre o tsunami que ocorreu no Japão há cerca de 2 anos, ressaltou a forma com que o problema foi levado pela comunidade e o poder público, destacando que em menos de um mês após o desastre as estradas já estavam em condições de uso, e também nos sistemas de prevenção e treinamentos para ações em meio a tragédias futuras. O vereador se questionou sobre o que teria acontecido se esse desastre acontecesse no Brasil. Falou sobre noticias ruins que lê ao abrir os jornais quando empresas são acusadas de agredir o meio ambiente. Falou também sobre a escadaria, lembrando que morava no Passo de Estrela, o que lhe possibilitava passar pela escadaria quase que diariamente, ressaltando a importância desta obra de revitalização.