Tribuna 11/03/2013 PDF Imprimir E-mail

Tribuna da Câmara de Vereadores de Estrela

Andréas Hamester (PP) – Cumprimentou a todos. Iniciou fazendo referencia ao Domingo Clássico que transcorreu no dia anterior no plenário da câmara. Afirmou entender as demandas que recebem os secretários e o prefeito, ressaltando que é importante que a Câmara trabalhe estando atenta as ações da administração pública, mas também avaliar os projetos em prol da população. Comentou sobre os inícios dos preparativos das festividades de maio.

Adriano Scheeren (PSB) – Cumprimentou a todos. Iniciou falando sobre a visita do prefeito à Brasilia, onde o chefe do executivo conseguiu a liberação de uma quantia relevante para obras de mobilidade pública, ressaltando que a verba veio para contemplar bons projetos, e parabenizou a equipe da central de projetos. Comentou o sinistro que ocorreu no depósito de uma escola no centro do município, destacando a agilidade no atendimento tanto dos bombeiros quanto de entidades como a defesa civil e o apoio dos comerciantes próximos a este educandário. O edil citou a presença de um assessor parlamentar de um deputado estadual que o acompanhou em visita a Porto Alegre na semana anterior buscando informações sobre melhorias na RS 129. Falou sobre a defasagem do parque de máquinas municipal. Relatou visita à Secretaria de Agricultura onde recebeu a noticia da liberação de uma nova saibreira para atender a demanda de melhoria nos acessos do interior.

Paulo Floriano Scheeren (PPS) – Cumprimentou a todos. Iniciou falando sobre o projeto que propõe o corte nos subsídios dos vereadores nos municípios com menos de 50 mil habitantes. Scheeren afirmou que “o vereador é um dos políticos que mais trabalha, porque ele está sempre junto da população”, destacando que senadores e deputados não tem o mesmo contato com a comunidade. Criticou o Senado Federal, que apresenta gastos elevados para, segundo o edil, “não fazerem nada”. Citou matéria do jornal O Informativo, afirmando que Estrela está sendo contemplada com muitas verbas do PAC 2, que teriam sido encaminhadas no governo passado, mas a matéria não citava este fato. Criticou a criação da nova secretaria, referindo um aumento para o funcionalismo público municipal de Cruzeiro do Sul, que seria de8%, mas que em Estrela não seria possível esse aumento para não estourar o orçamento. Em aparte, José Itamar Alves afirmou concordar com parte do que disse Scheeren, relatando que é crucial que os vereadores fiscalizem os trabalhos do Executivo, lembrando que essa dificuldade já existia em governos anteriores, e reafirmou que a partir de abril inicia o processo de reclassificação do quadro do funcionalismo público municipal. Paulão manifestou concordância com a afirmação de Alves, ressaltando que nunca se pagou menos que o salário mínimo. Lembrou que a prefeitura de Estrela foi uma das primeiras a adquirir uma máquina escavadeira poclain, que ainda está funcionando,ressaltando que não interessava a idade da máquina, mas sim que estas passem por manutenção. Scheeren encerrou dizendo concorda que algumas máquinas não estão como deveriam estar.

Vanderlei Eidelwein (PR) – Cumprimentou a todos. Parabenizou a comunidade católica Santa Rita de Cássia pelas festividades ocorridas no dia anterior. Falou sobre a limpeza das ruas do município, pois recebeu relatos de que a comunidade está gostando, mas alguns bairros ainda estão sem esse atendimento. Falou sobre o lançamento, na sexta-feira dia 8, do projeto Cemai Moinhos. Ressaltou que este projeto é de suma importância para atender as comunidades mais necessitadas, pois as atividades ocupam o dia inteiro dos jovens. Encerrou que este evento é uma prova de um projeto que foi aprovado pela Câmara e está sendo acompanhado pelos vereadores.

Felipe Schossler (PPS) – Cumprimentou a todos. Falou sobre a transferência de secretarias municipais para o antigo complexo da Ambev, e destacou a importância de várias secretarias estarem centralizadas para melhor acesso da população. Relatou visita do Secretário nacional do Ministério dos Esportes ao projeto Navegar, de canoagem, e destacou que isso é muito bom, ressaltando que isso comprova o acerto da administração passada em investir nessa área. Parabenizou a academia Sul Jiu Jitsu, destacando que Miguel Anka conseguiu classificar-se para o campeonato mundial, onde representará o município. O edil destacou que a administração passada sempre investiu nesse esporte e tem certeza de que o atual governo vai seguir com esses investimentos. Parabenizou a comunidade de Santa Rita. Reiterou que assim como cobrou, agradece os serviços realizados pela Corsan, e as secretarias que atenderam suas demandas. Parabenizou a diretoria de um clube esportivo da cidade.

Élio Kunzler (PTB) – Cumprimentou a todos. Parabenizou o Centro de Cultura pelo evento domingo clássico e a secretaria de desenvolvimento social pela inauguração do cemai de Moinhos. Falou sobre uma visita que fez a UTL, Usina de Tratamento de Lixo. Relatou que o prefeito já revelou recursos que vão melhorar a estrutura da usina. Discordando do pronunciamento do vereador Paulão, afirmando que a máquina mais recente adquirida pela prefeitura foi em 2004, e que muitas máquinas estão com problemas, com vazamento, e falta de peças, que não receberam atenção do governo passado.

Lorena Hauschild (PR) – Cumprimentou a todos. Agradeceu a homenagem recebida no inicio da sessão, destacando se sentir muito a vontade na casa. Desculpou-se com o secretário Cristiano por não ter participado do lançamento do CEMAI na sexta-feira, e desculpou-se com o colega Andréas por não ter participado do Domingo Clássico, alegando estar acompanhando o Clube de Mães do qual é presidente, em uma excursão. Parabenizou a EMATER e sua equipe pelo trabalho que está sendo desenvolvido, citando alguns dos programas em andamento. Relatou uma conversa a convite do prefeito em exercício na semana anterior, Valmor Griebeler, que trouxe a vereadora diversas informações sobre obras que estão previstas principalmente no desafogamento do trânsito no bairro Boa União, obras que beneficiam o acesso ao Porto de Estrela entre outras. Encerrou fazendo um convite à comunidade para participar dos eventos do Multi Mulher, em especial o que acontece na terça-feira (12).

Gerson Adriano da Silva (PT) – Cumprimentou a todos. Falou sobre as verbas obtidas pelo Poder Executivo em prol de obras de melhoria na malha viária do município. Reiterou sua preocupação com a segurança no trânsito e disse apoiar projetos que venham a reduzir os riscos de acidentes. Falou sobre sua longa experiência com esporte e educação, ressaltando a arte marcial do karatê, lhe proporcionou um desenvolvimento como cidadão. Falou sobre Miguel Anka, que ensina jiu-jítsu na rede de ensino municipal, proporcionando melhorias na vida destes jovens. Parabenizou as atividades de inauguração do Cemai no bairro Moinhos, destacando que é um espaço em que os jovens podem se ocupar, e interagir com as famílias e ficar longe dos malefícios.

Luis Fernando Schneider (PMDB) – Cumprimentou a todos. Iniciou seu pronunciamento afirmando que se propôs a entrar nesse mandato para evitar embates, em especial com Paulo Floriano Scheeren, mas que como líder de governo na Câmara, se sentia na obrigação de contrapor as afirmações do vereador Paulão sobre o parque de máquinas, reafirmando que o prefeito anterior não adquiriu em seu mandato nenhuma máquina. Falou sobre os custos de revisão das máquinas que estaria orçada em mais de R$ 1 milhão. Citou matéria da Folha de Estrela, sobre o ex-prefeito Adão Henrique Fett, que será homenageado em uma exposição sobre sua vida, promovida pela Aepan-ONG, destacando o apoio da Câmara de Vereadores nesta mostra. Citou que é preciso também lembrar outros ex-prefeitos proeminentes da história do município. Relatou a importância do trabalho dos artesãos de Estrela que foi celebrada em uma feira transcorrida no fim de semana anterior à sessão. Comentou sua participação na reunião da associação dos taxistas do município, revelando que foi deliberado e deve ser implantado o sistema de taxímetros nos veículos atuando no município. Em aparte o vereador Élio Kunzler lembrou que antes de o projeto dos taxistas entrar na câmara deve passar pelo poder judiciário. Falando em nome da Administração, convidou a comunidade para uma palestra do prefeito em reunião almoço da Cacis, no próximo dia 22 de março, no Estrela Palace Hotel. Por fim destacou o projeto de interiorização da administração municipal.