Tribuna 04/03/2013 PDF Imprimir E-mail

 

Sessão Ordinária do Dia 04/03/2013

Felipe Schossler (PPS) – Cumprimentou a todos. Iniciou fazendo um pedido à Corsan, para que a Companhia resolva o problema de um hidrante que há mais de 30 dias esta vazando na rua Pedro Balduíno Vier, no bairro Auxiliadora. Parabenizou os idealizadores da campanha Arrasa Estrela, a Cacis, a Administração Municipal e a Câmara de Vereadores, sugerindo que se façam mais programações semelhantes ao longo do ano. Parabenizou a programação do Projeto Viva Verão, em especial ao secretário Julio e a sua equipe. Falou de uma de suas indicações, dirigida à AES Sul, pedindo para que a companhia dê maior atenção aos moradores da Rua Pedro Alberto Diehl, no Bairro Auxiliadora, onde segundo o edil, não há postes. Outro ponto no qual o vereador pediu atenção da AES Sul foi na Linha Geralda, onde há quedas de energia nos horários de pico de consumo. Também parabenizou a Conforflex, que expôs seus produtos em São Paulo. Parabenizou também as Mulheres pelo seu dia que se aproxima.

Gerson Adriano da Silva (PT) – Cumprimentou a todos. Ressaltou a boa presença de público no plenário. Destacou o início da programação do Multimulher, na ultima sexta-feira. Relatou visita que fez acompanhado do vereador Adriano “Pida” Scheeren ao prefeito em exercício, Valmor Griebeler, ressaltando a confiança e a sintonia identificada no executivo Municipal. Destacando também a importância da viagem do prefeito à Brasília em busca de recursos para o município. Voltou a falar sobre a situação dos controladores de velocidades, destacando a prevenção de acidentes. O vereador também explicou que a administração está tratando de uma nova licitação, em novos moldes, uma vez que a antiga já venceu. Comentou o seu pedido de retirada de tachões na entrada do bairro Boa União no intuito de prevenir acidentes. Ainda pediu que seja relocado um quebra-molas na estrada municipal de Novo Paraíso, também para melhorar a segurança. Citou o projeto em prol do Corpo de Bombeiros de Estrela, comentando da importância desta corporação para a comunidade.

Andréas Hamester (PP) – Cumprimentou a todos. Citou a explicação do secretário Marco Wermann antes da sessão, sobre os projetos que estavam entrando em regime de urgência para votação, destacando a importância de aprovar projetos que venham a gerar recursos para o município. Hamester citou que é função dos vereadores fiscalizar a efetividade e o retorno destes investimentos em empresas ou entidades. Em aparte, o vereador Gerson destacou a perspectiva de geração de empregos dessa empresa que deve receber auxilio da administração. Andréas reforçou o convite à comunidade para que esta compareça ao Domingo Clássico que acontece no próximo dia 10, na seda do Poder Legislativo, evento que integra a programação do Multimulher. Revelou que a sociedade italiana esteve esta semana na Casa de Cultura para divulgar suas ações no âmbito cultural. Destacou que a Casa de Cultura proporciona 21 atividades culturais das mais variadas ao longo do ano. Informou que os Grupos Folclóricos de Estrela está iniciando os ensaios já visando a programação comemorativo aos 50 anos de existência dos grupos, que transcorrerá no próximo ano. Destacou que a administração está trilhando um caminho exemplar ao atender as demandas dos vereadores, o que propicia tranquilidade nas relações entre os poderes.

Ernani Luis de Castro (PMDB) – Cumprimentou a todos. Relembrou que desde o inicio do ano vem recebendo pedidos diversos, em especial pela alteração da rota do microônibus que atende a população da Boa União, ressaltando que reuniões foram feitas com a comunidade, empresas e o Poder Executivo, e desde esta segunda-feira (4) está alterado o trajado do transporte coletivo daquela comunidade. Parabenizou o secretário de obras e agradeceu por ter seus pedidos de melhorias nas ruas do bairro atendidos. Também citou reunião no inicio do ano com o secretário da saúde, que agora também já ameniza alguns problemas, pois um médico pediatra foi contratado para atender o bairro Boa União. Falou sobre as dificuldades enfrentadas pelas equipes de futebol de veteranos para se manter em atividade, pedindo inclusive q a secretaria municipal de esportes e lazer.

Paulo Floriano Scheeren (PPS) – Cumprimentou a todos. Ressaltou que conhece as dificuldades de ser secretário municipal, destacando a presença do ex-colega Cristiano Nogueira. Voltou a criticar jornais que, segundo o edil, não dão a devida divulgação aos trabalhos da Câmara, mas lembrou que não citou nenhum periódico em especial, mas recebeu duras criticas do jornal A Hora, disse que foi buscar informações e suspeita que o jornalista que redigiu a critica, não é o mesmo que a assinou, pois o mesmo estava de férias. Citou ainda a emissora de rádio de Estrela, que pertence ao Grupo Independente, citando um caso em que não teve sua entrevista repercutida ao meio dia, e sim um espaço para o vereador José Itamar Alves, que havia feito um contraponto a fala de Paulão na tribuna. Paulão também falou sobre os projetos que entraram em regime de urgência na Câmara, reclamando que os projetos que dão entrada não estariam respeitando o rito do regimento interno, pedindo ao presidente que atente a este fato, mas ao mesmo tempo, se declarou favorável ao projeto de auxilio financeiro à Empresa Camera S/A., sugerindo inclusive mais incentivo. Falou sobre as cobranças por pavimentação em diversos bairros.  Citou o setor da saúde, onde o vereador alegou que esteve no posto central e ouviu diversas reclamações de falta de remédio, ressaltando que não estava criticando, e sim destacando que é necessário lembrar a necessidade de realização de licitação, e também frisou que entende que é difícil a contratação de médicos para atender a rede publica municipal de saúde. Também reclamou do atendimento da Corsan, que segundo o vereador abre diversas vezes o mesmo buraco, deixando esse prejuízo a comunidade. Encerrou parabenizando as mulheres, lembrando que no Vale há mais mulheres do que homens.

Luis Fernando Schneider (PMDB) – Cumprimentou a todos. Lembrou que quando foi colega do vereador Paulão na câmara, este era defensor do aumento ao funcionalismo, e de incentivos à empresas, ressaltando que deve haver um contracenso, pois quando o prefeito era do partido do vereador Scheeren, os projetos eram votados à toque de caixa. Afirmou que há muito tempo acompanha o desenrolar das questões acerca do porto rodo-hidro-ferroviário de Estrela, lembrando que já conversou com o prefeito Rafael Malmann pedindo apoio para a reativação deste pólo. Destacou ainda que a luta já é antiga, e trouxe uma matéria de 11 de dezembro de 2012, quando a imprensa divulgava a chagada à Estrela, de uma nova draga, que possibilitaria a chance de voltar a movimentar o porto de Estrela, afirmando que vibrou com essa notícia. Trouxe ainda uma notícia do último dia 26, que versava sobre o aumento de capacidade do porto de Estrela, ressaltando que era uma comunicação da Agência Nacional de Portos Aquaviários. Schneider lembrou que na Europa, os transportes hidro e ferroviários são extremamente utilizados. Falou sobre a ida do prefeito à Brasília em busca de recursos. Em aparte, o vereador Gerson citou que fica feliz com a possibilidade de reativação do porto, pois desafogará as rodovias. Por fim falou sobre um relatório recebido pelo secretário de administração, versando sobre os números de funcionários de 2012 e projeções de 2013. Agradeceu ao prefeito e o vice que o convidaram a ser líder de governo na Câmara, e referiu-se ao dia Internacional da Mulher, cumprimentando a todas as mulheres estrelenses.

Lorena Hauschild (PR) – Cumprimentou a todos. Iniciou trazendo uma reflexão sobre as mulheres, destacando que todos os dias é dia da mulher, mas ressaltou que é preciso comemorar, pois a mulher ainda é discriminada. Destacou que as próprias mulheres se discriminam, pois apenas ela é a única representante feminina nessa legislatura. Falou sobre o inicio da programação do MultiMulher, que transcorreu na última sexta-feira, agradeceu ao prefeito e ao secretariado municipal, lembrou da tenente-coronel Nádia, que veio de Porto Alegre prestigiar a abertura do evento. Falou sobre a blitz da mulher que acontece no dia 7 próximo, com o intuito de alertar para a prevenção ao câncer. Falou sobre outros eventos da programação. Revelou que a palestra que ocorreria na Câmara, ministrada pelo deputado Edegar Pretto, mas que este por motivo de viagem ao exterior não poderá comparecer, mas que em seu lugar, virão outros palestrantes, entre eles a tenente-coronel Nádia Gerhard. Falou sobre seus pedidos de providências. Em aparte o vereador Luis Fernando Schneider parabenizou o trabalho da vereadora, e relatou que ouviu a delegada Márcia explicar a importância de uma delegacia especializada da mulher.

Marcelo Braun (PSDB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre a boa frequência de publico nas sessões. Citou o projeto que reajusta os salários dos servidores de padrão 1, lembrando que essa defasagem entre o salário mínimo nacional e os vencimentos dos servidores do referido padrão 1 já é antiga, e parabenizou a administração pelo envio do projeto de reajuste. Destacando que essa administração propicia um diálogo que o vereador não teve com outras administrações. Falou sobre dois acidentes ocorridos na RS 129, e lembrou que buscou junto ao DAER a colocação de redutores de velocidade em outras oportunidades, porém sem sucesso. Afirmou que mortes já aconteceram e que vai buscar alternativas junto ao Executivo Municipal para melhorar a segurança desta via. Em aparte, o vereador Felipe Schossler (PPS) disse apoiar essa iniciativa. Por fim, Braun parabenizou as mulheres.

José Itamar Alves (PTB) – Cumprimentou a todos. Destacou o mês de março como mês das mulheres, ressaltando que dia da mulher é todo o dia. Falou sobre uma conversa que teve com o prefeito na semana passada, ocasião na qual ouviu do chefe do executivo a situação do parque de máquinas do município, revelando que em breve Estrela vai receber cerca de R$ 2 milhões em máquinas. Destacou que o governo anterior deixou a desejar e reiterou o trabalho que vem sendo feito pelo atual governo. Parabenizou os funcionários que estão trabalhando em prol da comunidade. Em aparte, o vereador Élio revelou que o dinheiro já está no caixa da prefeitura, restando apenas que sejam concluídas as licitações. Alves falou sobre os postos de saúde, um no bairro Moinhos que foi construído irregularmente, e referiu-se a outras dificuldades enfrentadas no bairro Oriental. Falou sobre o projeto de reposição salarial, que vem beneficiar o funcionalismo, afirmando que é uma questão que não se resolve do dia pra noite, mas a reclassificação do quadro de cargos é uma bandeira que deve ser levantada em conjunto entre executivo e legislativo, e se declarou favorável a esse projeto.

Élio Jair Kunzler (PTB) – Cumprimentou a todos. Revelou que recebeu várias solicitações quanto aos serviços da secretaria de obras e da saúde, e pediu calma a população pois afirmou que mesmo com pouco tempo de governo, a administração está encaminhando soluções. Em aparte, o vereador Luis Fernando Schneider afirmou que em 8 anos de administração o ex-prefeito Celso não adquiriu nenhum caminhão. Kunzler revelou que o caminhão mais recente adquirido data de 2004. Afirmou que a ida do prefeito à Brasília vai trazer recursos ao município. Kunzler discordou do vereador Paulão sobre a entrada dos projetos em regime de urgência, afirmando que é preciso que seja aprovado hoje. Em aparte o vereador Paulão lembrou que o projeto é retroativo a 1º de janeiro. Élio afirmou que havia entendido o posicionamento do vereador Paulão como contrário ao projeto.